Foi descoberto um muito curioso projeto da Harley-Davidson que detalha o projeto de um compressor instalado no motor V-Twin de uma pesada touring Road King.
O pedido de patente data de 2019, mas só agora veio a público. Como em qualquer compressor volumétrico convencional, o ar aspirado é comprimido e enviado para os dutos de admissão onde ficam os injetores de combustível.
Projetado para ser posicionado acima da caixa de câmbio, atrás dos cilindros, o compressor em si nem é a peça mais importante no projeto e sim o seu acionamento indireto pela rotação do virabrequim por meio de uma espécie de correia de transmissão.
É aí que está o pedido de patente, o tensionamento auto ajustável da correia de transmissão por meio de molas helicoidais. Na prática, além da sobrealimentação haveria um sistema automático de tensionamento da correia do compressor exigindo menos manutenção.
Bastante difundidos em quatro rodas, os motores sobrealimentados ainda representam um pequeno nicho em motocicletas, mas o interesse vem descendo graças à necessidade de se construir motores menores e que consumam menos combustível sem perder potência. Essa é, no entanto, a primeira vez que o vemos em um V-Twin.
E por que uma Harley-Davidson Road King? Muitas vezes, os engenheiros pegam um modelo apenas para ilustrar e registrar os direitos autorais de um projeto, o que não significa necessariamente que o mesmo venha a receber a inovação no futuro, ou mesmo que seja lançada.
A dedicação da Harley com seu catálogo de acessórios nos faz pensar que esse compressor poderia muito bem ser oferecido em sua interminável lista de peças “de alto desempenho”. A marca já oferece cilindros e pistões modificados e até mesmo um motor inteiro, o gigantesco Screamin’ Eagle Milwaukee Eight 131.