Guy Martin e a Honda Racing anunciaram hoje (9) que não irão participar da corrida na classe Senior TT, ums das mais prestigiadas do Troféu Turista da Ilha de Man. A decisão foi motivada devido ao clima de incerteza que ronda a nova CBR1000RR Fireblade.
Martin já havia sofrido um forte acidente no sábado passado (2), quando sua motocicleta entrou em um falso neutro na classificação para a categoria Superbike. O britânico anunciou sua decisão na manhã dessa sexta-feira e explicou seus motivos na seguinte declaração:
“Voltei ao TT este ano para tentar vencer com a Honda Racing. Fiz um monte de testes e a equipe se dedicou ao máximo antes de chegarmos no evento. Mas não estamos fazendo os tempos necessários para sermos competitivos, precisamos de mais tempo para acertar a moto e dando seis voltas [na corrida] não alcançaremos o que planejamos. Sempre disse que este não é o lugar apenas para acrescentar números, de modo que, como equipe, concordamos que não era correto competir na Senior TT.” (Guy Martin)
“Estamos desapontados por não participar do Senior TT de hoje“, disse Jonny Twelvetrees chefe da equipe Honda. “Guy informou-me que não iria correr, o que é uma decisão difícil de fazer, mas eu posso entender, dada a falta de prática que tivemos“, concluiu deixando claro que a decisão partiu do piloto britânico.
A Honda vive uma situação difícil desde o início do ano, quando passou a competir com a nova geração da CBR1000RR Fireblade. Tanto no World Superbike, como nas corridas de estrada, a motocicleta não se mostrou rápida o suficiente, não passando das 125 mph no percurso de 60 km, enquanto BMW e Suzuki já romperam a barreira dos 130 mph.
Apesar de não correr na Senior TT, Martin permaneceu inscrito na categoria TT Zero, onde chegou em segundo lugar com a Mugen-Shinden, atrás apenas do vencedor Bruce Anstey. O lendário piloto, inclusive substitui John McGuinness, que se acidentou com a Fireblade no North West 200.