Tempestades violentas estão assolando a Espanha, especialmente a região de Valência, onde está localizado o circuito que encerra a temporada 2024 de MotoGP e já está consideravelmente danificado.
Desde terça-feira, tempestades massivas causaram devastação generalizada nas regiões sul e leste de Espanha. A região de Valência é a mais afetada. Segundo balanços da agência oficial (AP), 51 pessoas já perderam a vida no desastre natural.
O circuito Ricardo Tormo fica na cidade de Cheste, próxima de Valência. A estrada oficial de acesso e grande parte das áreas de estacionamento desabaram e inundaram. Em menos de 24 horas, caíram mais de 200 litros de água por metro quadrado no local.
No momento, é impossível estimar se a etapa final de MotoGP, que decidirá o título entre Jorge Martin e Pecco Bagnaia, entre 15 e 17 de novembro, poderá ocorrer. Para se ter uma ideia, o tráfego aéreo em Valência está atualmente suspenso.
Todos os eventos programados para os próximos dias, incluindo a série de corridas elétricas Fórmula E no próximo fim de semana, foram cancelados. Assim que um relatório de danos mais detalhado estiver disponível, as próximas decisões poderão ser tomadas.
Dessa forma, o GP da Malásia, que acontece no próximo final de semana em Sepang, ganha outro caráter, de decisão de título, caso o GP de Valência não possa acontecer. 17 pontos separam Martin de Bagnaia, que venceu o GP da Tailândia no último domingo.