Ninguém conseguiu superar Jorge Lorenzo, que conquistou hoje (15) a pole position para o Grande Prêmio da República Checa de MotoGP, no circuito de Brno. O espanhol cravou o tempo de 1min54s989 colocando 0s074 sobre Marc Márquez. Valentino Rossi surpreendeu na última volta e garantiu a terceira posição.
Lorenzo já havia sido o autor da volta mais rápida nos treinos livres de ontem (14) marcados por um calor intenso. Nesse sábado, a temperatura continuou quente, mas não tanto, por volta dos 30 graus com algumas nuvens. Condições que melhoraram as condições para que os pilotos pudessem buscar tempos melhores.
No último treino livre (FP4), Lorenzo já dava mostras de que seria o homem a ser batido. O espanhol encerrou as práticas na liderança, marcando 1min56s274. Márquez, Andrea Iannone, Andrea Dovizioso e Rossi vinham logo atrás. No finalzinho, o italiano pulou para segundo ficando apenas 0s172 atrás de seu companheiro de equipe e somente 3 milésimos à frente de Márquez.
O Q1 foi marcado pela inesperada presença de Cal Crutchlow e Pol Espargaró. Os dois pilotos, normalmente acostumados à passar direto ao Q2 foram mal nos treinos e precisaram se submeter à primeira fase para se classificar. A sessão começou com Stefan Bradl na liderança, rapidamente superado por Crutchlow, Danilo Petrucci e Aleix Espargaró.
O espanhol da Suzuki também era uma surpresa negativa, já que seu companheiro de equipe, Maverick Viñales havia passado ao Q2 com sobras. Contudo, foi seu irmão, Pol Espargaró que pulou na ponta, ao marcar 1min56s534.
Logo em seguida, o espanhol da Yamaha Tech3 melhora ainda mais, para 1min56s212 garantindo sua passagem para a próxima fase. Como se esperava, Cructchlow pegou a segunda vaga quando cravou 1min56s538, deixando Petrucci em terceiro, Scott Redding em quarto e Aleix Espargaró apenas em quinto lugar.
O Q2 começou de forma frenética, com Smith na frente, rapidamente ultrapassado por Dovizioso. Em seguida, Iannone assumiu a ponta, com 1min55s940. Então, veio Márquez superando a todos com 1min55s549. A alegria da Honda, no entanto, durou pouco porque Lorenzo trucidou essa marca, com 1min55s238. Viñales surpreendia em sexto.
Rossi, mais uma vez vinha sendo discreto, apenas na sétima posição. O italiano, no entanto sabia que precisava de uma posição melhor e tratou de baixar seus tempos. Com 1min55s856 conseguiu pular para quarto.
Enquanto Rossi se esforçava para conseguir pelo menos uma primeira fila, Lorenzo parecia não ter dificuldades e continuou melhorando, dessa vez para 1min54s989, o suficiente para a pole position e quebrando o recorde da pista. Smith surgiu no finalzinho pegando o segundo lugar, mas Márquez conseguiu recuperá-lo com 1min55s063.
Rossi mudou de pneus nos últimos minutos e partiu para “ou tudo ou nada”. No final, o italiano conseguiu melhorar bastante com 1min55s353, o suficiente para o terceiro lugar, na primeira fila. Iannone também superou o tempo de Smith e ficou em quarto, com o inglês em quinto e Dovizioso em sexto.
Viñales ficou em sétimo, com Pol Espargaró em oitavo e Dani Pedrosa apenas em nono lugar. Cruchlow fechou os dez primeiros. Hector Barberá conseguiu a proeza de ficar em 11º, à frente de Yonny Hernandez e Danilo Petrucci, ambos da Pramac, com motos melhores. Confira aqui o grid de largada completo.