Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos

Lucas Carioli 4 de junho de 2025

Apesar dos últimos comunicados da KTM bradarem a sobrevivência e o seu orgulho austríaco, não se deixe iludir: a influência da nova dona, Bajaj Auto, permanecerá a mesma senão maior nos próximos anos.

Desde que a Bajaj injetou os mais de 600 milhões de euros necessários para manter a Pierer Mobility AG, empresa que gerencia as marcas KTM, Husqvarna e GasGas, os austríacos vem comemorando. Eles estão salvos e nunca sairão da Áustria, dizem orgulhosamente.



Não é bem assim. Em um comunicado aos seus acionistas, a Pierer Mobility, anunciou que Stephan Zöchling (presidente), Rajiv Bajaj (vice-presidente) e Friedrich Roithner deixarão os cargos após a próxima Assembleia Geral em 23 de junho.

Zöchling, proprietário da fabricante de escapamentos Remus, deixa o cargo repentinamente após um curto período de tempo, enquanto se pensava que ele desempenharia um papel importante. Roithner, CFO da Pierer Mobility entre 2010 e 2023, foi um importante apoio de Stefan Pierer.

Notavelmente, Rajiv Bajaj, CEO e principal acionista da Bajaj, está deixando o conselho, mas em seu lugar, outro nome com sotaque indiano está chegando. Trata-se de Dinesh Thapar, atual CFO da Bajaj Auto Limited e número 2 na empresa.

Os papéis de Zöchling e Roithner serão assumidos por dois advogados austríacos relativamente desconhecidos, Ernst Chalupsky e Ewald Oberhammer. Isso significa que a participação indiana permanece a mesma dos últimos anos. A sua influência na KTM é que vem aumentando.

A chegada da Bajaj na KTM remonta à 2007, quando eles adquiriram 14,5% da marca. Desde então, sua participação cresceu para 48%, injetando capital, eficiência e força industrial. Graças a essa aliança, a KTM não apenas sobreviveu, ela decolou, alcançando o primeiro lugar na Europa em volume de vendas.



Agora, com a entrada de Thapar no Conselho e a saída de Zöchling e Roithner, a mensagem é clara: A Bajaj não é mais apenas uma sócia de capital: ela também faz parte oficialmente do DNA da KTM. Não se trata somente de mais controle, mas também de mais comprometimento.

A Bajaj ainda não esclareceu como vê o futuro da KTM, Husqvarna, GasGas. Dizem os europeus que Rajiv Bajaj é “totalmente contra corridas” como ferramenta de marketing. A KTM sempre se destacou no esporte a motor com seu slogan “Ready to Race” (Pronta para Correr).

A saída de Rajiv Bajaj e a chegada de Dinesh Thapar, no entanto coloca o futuro da KTM nas pistas como uma incógnita. A marca tem contrato com a Dorna Sports, empresa que gerencia a MotoGP até 2026. Eles, contudo, já está sondando fabricantes rivais para preencher a lacuna, se necessário.

Continue Reading

Previous: Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
Next: Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

Leia também

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro
  • Notícias

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

5 de junho de 2025
Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
  • Notícias

Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças

4 de junho de 2025
Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040
  • Notícias

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040

3 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.