Pensa que é só o Brasil que faz projetos de leis estranhos? Veja essa: Os produtores de carne dos Estados Unidos querem aumentar os impostos para a importação de motos europeias em 100%, que passariam a custar o dobro.
Trata-se de uma retaliação à União Europeia, que proíbe a importação de carne bovina dos Estados Unidos por não cumprirem com as normas de qualidade exigidas na Europa. O gado norte-americano seria tratado com hormônios proibidos no velho continente, como estrogênio, testosterona e progesterona.
Mas, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (WTO), a proibição da UE à carne bovina norte-americana “viola as obrigações comerciais internacionais” e permite que o governo dos Estados Unidos adicione impostos e taxas adicionais em uma lista específica de produtos vindos da Europa.
Essa lista contém, na parte superior basicamente alimentos, como carne de frango, produtos de confeitaria, frutas e sucos. Mas na parte inferior foram incluídas motocicletas acima de 500cc e, bizarramente até máquinas de cortar cabelo.
É uma medida que, se for aprovada fará com que modelos de marcas como Ducati, BMW, Aprilia, Ducati, MV Agusta, Bimota, Piaggio e outras passem a custar o dobro, inviabilizando o mercado e deixando as concessionárias em maus lençóis. Desde então, a Associação Americana de Motocicletas (AMA) está está pedindo para que pilotos expressem suas preocupações.