Nada de BMW ou Ducati. A marca de motocicletas mais valiosa do mundo no momento a indiana Bajaj Auto, com um valor estimado de US$ 13,6 bilhões (cerca de R$ 71,6 bilhões).
No primeiro dia do ano, a Bajaj se tornou a primeira empresa de duas rodas a cruzar uma capitalização de mercado de 1 laque (ou seja 100.000 rupias), avaliação consideravelmente maior do que todas as outras empresas indianas de veículos de duas rodas.
Nesse sistema de numeração indiana, 1 laque equivale a cem mil, ou seja 105. Uma centena de laques denomina-se um crore, equivalente a dez milhões. De acordo com analistas financeiros, uma capitalização de mercado de mais de 1 laque não havia sido alcançada antes por nenhuma empresa internacional de veículos de duas rodas em qualquer lugar do mundo.
“O foco agudo da empresa na categoria de motocicletas e seu compromisso inabalável com estratégias de diferenciação, bem como a prática de manutenção produtiva total combinada com ambições globais, tornaram a Bajaj a empresa de veículos de duas rodas mais valiosa do mundo” disse o CEO da marca, Rajiv Bajaj.
Fundada em 1945, com sede em Pune e com unidades febris nas cidades de Akurdi, Chakan, Waluj e Pantnagar, a Bajaj Auto é praticamente desconhecida no Brasil, mas atua em mais de 70 mercados diferentes, predominantemente na Ásia, onde seus modelos de pequeno deslocamento vendem em grande número.
Assim como outros conglomerados indianos, o que chama atenção dos ocidentais na Bajaj Auto é capacidade produtiva, na casa das 20 milhões de unidades totais anuais. Isso atraiu o interesse da KTM e da Triumph, que estabeleceram com a marca parcerias para desenvolver e montar produtos no país e no resto da Ásia.
Para completar o bom momento, as vendas totais em dezembro de 2020 foram 11% superiores (3,7 milhões) em relação ao ano anterior (3,3 milhões).
Tanto que eles anunciaram recentemente a construção de uma quarta fábrica em Chakan, para a fabricação de motocicletas do segmento premium e veículos elétricos de duas rodas. O investimento foi de aproximadamente US$ 650 milhões.
Apesar de possuir maior valor agregado, a Bajaj Auto ficou atrás da rival, Hero Motor Corp em vendas domésticas, que entregou 5,5 milhões de unidades no mês passado, com uma participação de mercado de 39,3%. A Honda e TVS Motors (parceira da BMW) também lideraram as tabelas de vendas de veículos de duas rodas na Índia.