Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Indiana Bajaj Auto torna-se a marca de motos mais valiosa do mundo

Lucas Carioli 14 de janeiro de 2021


Nada de BMW ou Ducati. A marca de motocicletas mais valiosa do mundo no momento a indiana Bajaj Auto, com um valor estimado de US$ 13,6 bilhões (cerca de R$ 71,6 bilhões).

No primeiro dia do ano, a Bajaj se tornou a primeira empresa de duas rodas a cruzar uma capitalização de mercado de 1 laque (ou seja 100.000 rupias), avaliação consideravelmente maior do que todas as outras empresas indianas de veículos de duas rodas.

Nesse sistema de numeração indiana, 1 laque equivale a cem mil, ou seja 105.  Uma centena de laques denomina-se um crore, equivalente a dez milhões. De acordo com analistas financeiros, uma capitalização de mercado de mais de 1 laque não havia sido alcançada antes por nenhuma empresa internacional de veículos de duas rodas em qualquer lugar do mundo.


“O foco agudo da empresa na categoria de motocicletas e seu compromisso inabalável com estratégias de diferenciação, bem como a prática de manutenção produtiva total combinada com ambições globais, tornaram a Bajaj a empresa de veículos de duas rodas mais valiosa do mundo” disse o CEO da marca, Rajiv Bajaj.

Fundada em 1945, com sede em Pune e com unidades febris nas cidades de Akurdi, Chakan, Waluj e Pantnagar, a Bajaj Auto é praticamente desconhecida no Brasil, mas atua em mais de 70 mercados diferentes, predominantemente na Ásia, onde seus modelos de pequeno deslocamento vendem em grande número.

Assim como outros conglomerados indianos, o que chama atenção dos ocidentais na Bajaj Auto é capacidade produtiva, na casa das 20 milhões de unidades totais anuais. Isso atraiu o interesse da KTM e da Triumph, que estabeleceram com a marca parcerias para desenvolver e montar produtos no país e no resto da Ásia.

Para completar o bom momento, as vendas totais em dezembro de 2020 foram 11% superiores (3,7 milhões) em relação ao ano anterior (3,3 milhões).
Tanto que eles anunciaram recentemente a construção de uma quarta fábrica em Chakan, para a fabricação de motocicletas do segmento premium e veículos elétricos de duas rodas. O investimento foi de aproximadamente US$ 650 milhões.

Apesar de possuir maior valor agregado, a Bajaj Auto ficou atrás da rival, Hero Motor Corp em vendas domésticas, que entregou 5,5 milhões de unidades no mês passado, com uma participação de mercado de 39,3%. A Honda e TVS Motors (parceira da BMW) também lideraram as tabelas de vendas de veículos de duas rodas na Índia.


Tags: Bajaj Auto Mercado indiano Mercado Internacional Notícias

Continue Reading

Previous: Harley-Davidson garante presença no Salão Duas Rodas 2021
Next: Vendas globais da Ducati caem quase 10% em 2020

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.