A Indian não quer ficar atrás de Ducati e KTM no quesito tecnologia embarcada. Esse registro de patente revela que a marca norte-americana também está desenvolvendo os seus próprios sistemas de radar.
A empresa de Springfield entrou com pedidos de patente para um conjunto de sensores que não só fornecem o famoso controle de cruzeiro adaptativo (permitindo que a motocicleta controle sozinha a distância para o tráfego à frente), mas que também monitora os veículos atrás e dos lados, alertando o piloto em caso de risco.
A patente inclusive ilustra uma versão muito avançada do sistema, com cinco posições de câmeras: duas são montadas nas barras de proteção do motor, logo abaixo dos espelhos. Elas são inclinados para olhar para trás e para os lados, cobrindo praticamente a mesma área que você esperaria ver nos retrovisores.
Há também outras duas câmeras instaladas nas bordas traseiras dos alforjes, com lentes de maior angulação para oferecer uma visão ampliada para cada lado. Uma quinta câmera, voltada diretamente para trás, é instalada perto da luz traseira. A patente também inclui dois radares.
Por que câmeras e radares? O radar se encarrega de detectar a posição e o movimento dos outros veículos em relação à motocicleta, enquanto as câmeras podem transmitir uma imagem daquele veículo ao piloto através do painel. A ideia é você dirigir normalmente deixando as câmeras e radares para monitorar o tráfego a sua volta.
O condutor é alertado dos possíveis perigos através de luzes que, de acordo com as patentes, podem ser fixadas nos espelhos retrovisores ou em um painel adicional. Além disso, no assento há quatro motores de vibração – um de cada lado, um na frente e um atrás – que dá uma indicação física da direção na qual se concentrar.
O sistema da Indian também parece estar em um segundo estágio de desenvolvimento, incluindo uma gama mais ampla de configurações, como a capacidade de identificar o tipo de veículo à frente e permitir que diferentes distâncias de seguimento sejam definidas.
Claro que um pedido de patente por si só não garante que a veremos em produção, mas a Indian gosta de tecnologia. Alguns anos atrás, o sistema de infotainment da Roadmaster era considerado o mais avançado da sua categoria. É um público exigente que paga por isso. É provável que vejamos mais e mais disso nos próximos anos.