A Indian apresentou hoje (3) uma linha Scout totalmente renovada para 2024. São cinco modelos diferentes, um deles totalmente inédito, que apresentam um novo motor e um novo quadro.
Esta é a primeira reformulação em grande escala da linha Scout desde que o Polaris Industries (um conglomerado automotivo de marcas) relançou a Indian em 2013. As últimas atualizações datavam de 2020, antes da chegada da Harley-Davidson Sportster S.
Todos os modelos são movidos por um novo motor V-Twin a 60º de 1250cc e quatro válvulas, DOHC, com refrigeração líquida, chamado de SpeedPlus. Fica claro que a Indian está colocando o propulsor diretamente contra o Revolution Max de 1250cc da Harley-Davidson.
Esse motor disponibiliza 105 cv a 7.250 rpm e 11,3 kgf.m a 6.300 rpm (1,38 kgf.m a mais que o anterior). A nova Scout 101 reivindica um pouco mais de potência com 111 cv a 7.250 rpm e, embora o torque máximo seja o mesmo, a Indian diz que oferece mais no topo da faixa de rotação.
O chassi tubular de aço também é novo, mais leve e com uma aparência geral mais limpa. Na traseira você encontrará um novo subquadro, comum a todos os modelos, que facilita a colocação de acessórios que se encaixem em toda a linha.
Dito isso, vamos aos modelos. A grande novidade é a Scout 101, que presta homenagem à motocicleta original produzida entre 1928 e 1931. Com garfos invertidos, rodas de liga e sem cromados, sua personalidade é esportiva, tanto que seu motor é ajustado para ter mais potência.
Em total contraste encontra-se a Scout Classic: aqui é onde o sonho americano ganha asas para voar: cromados em abundância, para-lamas alargados e rodas raiadas se fundem com uma altura de assento baixa e ergonomia relaxada. É a moto para você pegar a Rota 66 e acelerar sem pensar no amanhã.
Uma evolução da Scout Classic, a Super Scout segue seus preceitos básicos, mas direcionados àqueles que viajam por mais tempo. Isso significa a adição de alforjes de couro, um para-brisa e apoios de passageiro para um maior conforto na estrada.
Novamente na contramão, encontra-se a Scout Bobber, que segue o lema “tudo que você precisa, nada do que não precisa” das bobbers tradicionais. Assento único, para-lamas cortados e farol com moldura sugerem não se afastar muito da cidade.
Por fim, temos a Sport Scout, que chega para substituir a Scout Rogue. Basicamente é uma Scout Bobber com outro guidão, assento mais alto, carenagem lateral e roda dianteira maior de 19 polegadas. Todas as cinco versões contam ainda com três pacotes de acabamento para optar na hora da compra.
Os preços variam entre US$ 12.999 e US$ 16.999, de acordo com o modelo e com o nível de acabamento. Este último é o mesmo valor da Harley-Davidson Sportster S, com quem deve disputar mercado de agora em diante. Qual das duas você prefere?