A Indian reacendeu a rivalidade com a Harley-Davidson ao criar o duelo “Challenger Challenge”, que compara o seu lançamento com a motocicleta equivalente de Milwaukee, a Road Glide Limited. E a resposta já veio.
Apresentada em outubro do ano passado, a nova Indian Challenger (que significa desafiante em inglês) é claramente uma resposta à Harley-Davidson Road Glide Limited possuindo o mesmo para-brisa gigante, o mesmo nível de conforto, porém com um motor mais forte, o “PowerPlus” de 1.769 cm³ capaz de render 122 cv.
Com uma estratégia de vendas igualmente desafiante, a equipe de marketing da Indian criou o “Challenger Challenge”, onde a motocicleta indiana enfrenta (e vence) a Harley-Davidson Road Glide em uma série de desafios, que incluem puxar um caminhão, corridas de arrancada e tudo o mais.
Além disso, as concessionárias da Indian nos Estados Unidos estão disponibilizando aos interessados test rides comparativos entre a Challenger e a Road Glide para quem quiser tirar a prova. O mesmo será feito no Daytona Bike Week em 6 de março e no Festival de Sturgis em agosto.
É claro que a Harley-Davidson não ficou quieta. No início da semana, a marca de Milwaukee publicou esse anúncio (ao lado) “não oficial” nas mídias sociais onde ridiculariza a empresa dona da Indian, Polaris. “Honestamente, como você passou sua juventude sonhando em um dia ter uma Polaris?”, provocam.
“Temos construído motociclistas não gimmicks [artifícios para atrair atenção ou aumentar o apelo do publico] há mais de 115 anos. Com mais de 700 parceiros revendedores nos EUA e motocicletas que definem a categoria, nunca houve um momento melhor para se juntar à tribo“, diz o texto. “Desafio aceito – estamos carregando seu peso há muito tempo“. Dizem, no entanto, que o cartaz não é oficialmente sancionado pela Harley-Davidson.
É raro ver duas marcas de renome se atacando tão diretamente. A prática não é bem vista mesmo nos Estados Unidos, porque contraria as regras gerais do decoro publicitário. Mas com o mercado norte-americano de duas rodas em um estado de letargia há anos, pode não ter restado outra alternativa a essas empresas que estão perdendo terreno.
A Harley-Davidson, em particular, fechou o ano de 2019 no vermelho pela quarta vez consecutiva. A Indian, por sua vez, não perdeu a chance de capitalizar com a fraqueza percebida pela marca de Milwaukee. E essa rivalidade com mais de 100 anos não acabará aqui. Vá pegar um pouco de pipoca.