O Grupo Polaris, responsável pela gestão da marca Indian Motorcycle divulgou um aumento de 31% nas vendas de motocicletas no primeiro trimestre de 2021.
As vendas de motocicletas (que incluem as motos da Indian e do triciclo Slingshot além de peças e acessórios relacionados) arrecadaram US$ 165,6 milhões (R$ 892,5 milhões) em receita, ante US$ 126,6 milhões (R$ 682,3 milhões) durante o mesmo trimestre de 2020.
O segmento de motocicletas teve um lucro bruto de US$ 8 milhões em comparação com um prejuízo de US$ 1 milhão no primeiro trimestre do ano passado. Além disso, a Polaris também informou que as vendas do Slingshot mais do que dobraram no trimestre.
Leia também
Harley-Davidson mostra recuperação de 9% no primeiro trimestre
Indian apresenta FTR 1200 fortemente revisada para 2021
Comemorando 100 anos, Indian apresenta linha Chief totalmente nova
O melhor desempenho foi na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), com um aumento de mais de 60% nas vendas da Indian. Uma exibição forte, já que a indústria motocicletas de médias a pesadas na região só registrou um crescimento de 30% no trimestre.
Nem tudo são flores, no entanto. Os estoques cairam 40% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, já que a fabricação é limitada por restrições da cadeia de suprimentos e questões logísticas. A Polaris teme que possam falta insumos.
Um exemplo de escassez que foi citado foram veículos saindo da linha de montagem sem assentos já que não havia espuma para produzi-los. Quando o fornecimento atingiu níveis suficientes, os funcionários voltaram para terminar os veículos parcialmente completos.
A Polaris disse que está tentando mitigar os atrasos da cadeia de suprimentos ajustando a capacidade de produção e alterando a logística para otimizar o fluxo de peças, mas a empresa não vê os estoques retornando aos níveis adequados até 2022. Os preços também podem subir para ajudar a equilibrar oferta versus demanda.