A Indian está apresentando essa semana um motor V-Twin inteiramente novo chamado de “PowerPlus”. Com 1.769 cm³, a marca garante que este é o V-twin norte-americano de maior desempenho já desenvolvido.
Inspirado nos motores que equipavam as Indian de 1916 a 1924, o novo PowerPlus conta com dois cilindros inclinados a 60 graus, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. A potência é de 122 cv a apenas 5.500 rpm, enquanto o torque máximo de 18,15 kgf.m é atingido a míseros 3.800 giros.
“Desafiamos nossos engenheiros com a noção de que não queríamos nada menos do que o melhor design e desempenho da categoria e está claro com este novo motor que que atingimos esse alto padrão“, disse Steve Menneto, Presidente da Indian. “Inúmeras horas foram gastas em design, desenvolvimento e testes para garantir que este é o melhor V-twin refrigerado a líquido já desenvolvido, e eu não poderia estar mais orgulhoso de nossa equipe e deste incrível motor.”
O PowerPlus adota vários recursos de design e desempenho do motor presente nas Indian Scout de 1.133 cm³, como a refrigeração líquida e o design do virabrequim com 4 válvulas por cilindro. Mas as comparações terminam por aí. O novo propulsor foi desenvolvido para ter tamanho, desempenho e força superiores.
Ele foi projetado para funcionar com um câmbio de seis marchas com overdrive, uma embreagem servo-assistida (o que ajuda a reduzir o seu esforço) e três modos de pilotagem. A tecnologia também inclui tensores de comando hidráulicos, para facilitar a manutenção e melhorar a confiabilidade.
De acordo com a Indian, o PowerPlus foi testado, refinado e comprovado por um dos mais rigorosos programas de desenvolvimento e testes do setor, acumulando quase um milhão de milhas de testes simulados, incluindo testes de dinamômetro de última geração e mais de 250.000 milhas na estrada.
Construído em Osceola, Wisconsin, o PowerPlus terá sua montagem final nas instalações da Indian em Spirit Lake, Iowa. O motor será visto pela primeira vez no modelo Challenger, uma cruiser pesada que deve ser apresentada no Salão de Milão, no início de novembro.