A Indian Motorcycles divulgou essa semana o seu balanço do primeiro trimestre de 2018. A marca de Springfield apresentou um leve crescimento em relação a 2017, principalmente no mercado internacional.
De acordo com a Polaris Industries, conglomerado atualmente proprietário da Indian, o crescimento no mercado norte-americano foi “na casa dos dois dígitos”, sem revelar exatamente o quanto isso significava. Foi o suficiente para segurar as vendas da Slingshot, marca de veículos elétricos, que fechou o período em baixa.
Segundo a Polaris, isso se deveu a uma primavera anormalmente fria e úmida em grande parte da América do Norte. Apesar disso, eles revelaram que o lucro bruto do primeiro trimestre de 2018 foi positivo em US$ 17 milhões de dólares, em comparação a um prejuízo de US$ 20 milhões em 2017.
Isso soa como uma grande reviravolta, mas os norte-americanos explicaram que a queda aconteceu devido aos custos de liquidação da marca Victory e incluiu alienação de ativos, cancelamento de contratos com fornecedores e apoio aos revendedores para vender o que sobrou do estoque.
Fora dos Estados Unidos, a Indian teve um desempenho mais impressionante. Um aumento de 42%, principalmente graças aos modelos Scout, Scout Bobber e Scout Bobber Jack Daniel’s. A edição limitada foi um estrondoso sucesso, vendendo todas as suas unidades em menos de 10 minutos.
No total, as vendas do segmento motociclístico totalizaram US$ 132 milhões, um aumento de 9% em relação aos US$ 120 milhões registrados no primeiro trimestre de 2017. Como empresa, a Polaris relatou um lucro bruto total de US$ 1,297 bilhões, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.