A India anunciou, no final de julho, novas regulamentações para tornar seus capacetes mais seguros. O país hindu, líder mundial de vendas de motocicletas revelou índices alarmantes de acidentes fatais no ano passado.
De acordo com as novas normas estabelecidas pelo Bureau of Indian Standards, o INMETRO da Índia, os capacetes fabricados no país não poderão exceder 1,2 kg de peso máximo a partir de 15 de janeiro de 2019. Até o momento, eles podem possuir até 1,5 kg.
Trata-se de um padrão impressionantemente baixo, inclusive para os melhores países do ocidente. Poucos capacetes de preços acessíveis atuais pesam o equivalente a 1,2 kg ou menos. Além disso, o BIS também estabeleceu que os cascos tenham, obrigatoriamente, sistemas de ventilação.
Em 2017, a Índia superou a China como maior mercado de motocicletas do mundo. São mais de 17 milhões de novos modelos vendidos anualmente e a taxa de acidentes em duas rodas é igualmente impressionante: 15 mil mortes, apenas no ano passado. Muitas dessas vítimas sequer utilizava um capacete.
Com as novas medidas, o governo indiano deseja que os novos capacetes sejam mais modernos e coloquem menos pressão no pescoço dos passageiros, tornando a vida dos motociclistas muito mais confortável. Os capacetes importados continuarão respeitando os padrões internacionais.
“Vamos concluir esse processo em breve. Isso acabará com a ameaça de capacetes de baixa qualidade que estão sendo vendidos no mercado. Os novos capacetes também especificarão que são destinados a pilotos de duas rodas”, disse um um funcionário do Ministério do Transporte. Novos testes de impacto, abrasão e ventilação também serão implementados.