O mercado indiano de motocicletas disparou em 2024. Um novo recorde histórico foi atingido, mais de 20 milhões de vendas, o nível mais alto já alcançado por um único mercado em todo o mundo.
As informações vêm do Motorcycles Data, que coleta registros de vendas de mais de 85 países de forma independente. Nesse caso, os dados dizem respeito a vendas no atacado e não – como para todos os outros países – no varejo.
Mesmo assim os números são impressionantes. Para se ter uma ideia, apenas em dezembro, 1,57 milhões de veículos de duas rodas foram vendidos, o 22ª mês consecutivo de crescimento e que representa um aumento de 24,8% em relação à dezembro de 2023.
A soma total do ano fechou em 20,5 milhões de vendas (16,6% a mais em relação a 2023), o que é particularmente notável na Índia, um país com 1,5 bilhão de pessoas, porém ainda muito carente de infraestrutura de transportes.
As vendas cresceram 22,3% para scooters e 13,3% para motocicletas, o que é explicado pelo incentivo adicional do segmento elétrico. A economia da Índia deve se expandir 6,6% em 2025 graças a um forte investimento público e consumo privado consistente.
A fabricante líder de vendas é a Hero Motor com 5,6 milhões de unidades vendidas em 2024 (+6%), seguida da Honda, que vem crescendo a olhos vistos (+35,5%) e está alcançando a liderança. A batalha entre as duas será o grande evento de 2025.
Em terceiro lugar está a parceira da BMW, TVS Motors, com 3,4 milhões de vendas e um robusto crescimento de 13,2%. O mesmo pode ser dito pela quarta colocada, a Bajaj Auto, parceira da KTM, com 2,35 milhões de vendas, um aumento de 13,4%.
E a Royal Enfield? A marca indiana mais conhecida fora da Índia fica apenas na sexta posição e, apesar de ter aumentado sua participação no mercado em 4,3%, ficou atrás da surpreendente Suzuki (+17,3%), que atingiu a marca de 1 milhão de vendas, seu melhor desempenho de todos os tempos.