O último dia do Troféu Turista na Ilha de Man foi repleto de atividades, com três corridas. Michael Dunlop venceu mais duas, na Supersport 2 e Supertwins 2 ampliando seu recorde para 29 triunfos. Mas a conquista da principal corrida, a Senior TT, ficou com Davey Todd.
Devido ao mau tempo, a segunda corrida da classe Supersport foi realocada para a manhã de hoje (8) e reduzida a duas voltas. E a largada ainda teve que ser adiada em cerca de duas horas, pois no horário previsto a estrada ainda estava úmida e o tempo não muito convidativo.
Finalmente, a 1h00 da tarde, Paul Jordan recebeu um tapinha no ombro, sinal tradicional utilizado para sinalizar que pode acelerar pela Glencrutchery Road. Mas no primeiro ponto de cronometragem, Glen Helen, Michael Dunlop já estava na liderança, seguido de Davey Todd.
Enquanto Dunlop liderava, Todd passou a ser ameaçado por Dean Harrison, que já havia ultrapassado James Hillier e vinha com bastante ação em terceiro. A ultrapassagem do piloto da Honda Racing UK aconteceu antes do fim da primeira volta.
Dunlop não deixou Harrison se aproximar e completou a segunda e última volta a uma média horária de 129.071 mph para a sua 28ª vitória no TT. Harrison, que andou a 128.706 mph, chegou em segundo e também atingiu uma marca pessoal importante: 29 pódios no evento. Todd foi o terceiro.
Supertwins 2
A segunda corrida da classe Supertwins começou no meio da tarde com Dunlop disparando na frente. Na altura da Ballaugh Bridge, ele já estava seis segundos a frente do perseguidor mais próximo, Peter Hickman, trazendo Jamie Coward e Paul Jordan em terceiro e quarto lugares.
Ao término da primeira volta, Dunlop liderava, pouco mais de 6 segundos a frente de Hickman. Jordan agora era o terceiro, pois Coward teve problemas mecânicos e abandonou. A quarta posição foi assumida por Dominic Herbertson, 3,349 segundos atrás.
Quando a segunda volta estava prestes a terminar, a bandeira vermelha foi acionada. Os resultados que valeram foram os da primeira volta, o que significou a 29ª vitória para Dunlop, com Hickman em segundo e Mike Browne em terceiro. Herbertson, Jordan e Davey Todd vieram na sequência.
Senior TT
A corrida mais importante do evento teve a largada dada por volta das 18h00 locais, o que não é um problema, pois nessa época do ano, o anoitecer acontece lá pelas 23h00. Ao começarem a primeira volta, os líderes eram Peter Hickman, Davey Todd e Michael Dunlop.
Buscando três vitórias em um dia, Dunlop bem que se esforçou, mas não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes vindo mais de 8 segundos atrás. Na Bungalow ele já não passou e logo o abandono foi confirmado. Josh Brookes assumiu a terceira posição, seguido de Dean Harrison.
Hickman acelerou forte e na segunda volta, já estava mais de 8 segundos a frente de Todd na Ballaugh Bridge. Então, um momento de aflição. O piloto não passou o próximo ponto de cronometragem. Logo veio a confirmação de um acidente no pub Ginger Hall. Felizmente saiu ileso.
Todd, herdou a liderança e tinha agora uma vantagem de 19s3 sobre Brookes. Desse momento em diante, o piloto da Milwaukee BMW apenas controlou a corrida, cruzando a linha de chegada quase 40 segundos a frente. Harrison finalizou em terceiro, mais de um minuto atrás.
Essa foi a segunda vitória de Todd na Ilha de Man desse ano, que sai mais do que satisfeito. James Hillier foi o quarto, John McGuinness embolsou o quinto, e Michael Browne o sexto, rodando a mais de 130 mph em sua Aprilia RSV4. Outros 29 competidores chegaram ao final da Senior TT.