Os irmãos Birchall faturaram hoje (10) mais uma corrida da classe Sidecar TT no Troféu Turista da Ilha de Man. É a segunda vitória da dupla no evento desse ano, que teve a sua corrida principal, Senior TT, cancelada devido ao mau tempo.
O clima, que foi tão favorável durante a primeira semana, a de treinos, começou a virar quando as corridas passaram a ser realizadas. As provas previstas para ontem (9) da Supersport 2 e Sidecar 2 tiveram que ser adiadas para hoje (10) em uma versão encurtada de 2 voltas.
Líderes absolutos desde os treinos livres, os irmãos Ben e Tom Birchall (Haith Honda) abriram a primeira volta na frente, mas com uma inesperada pequena margem de apenas 0,7 segundos sobre Peter Founds/Jevan Walmsley (FHO Racing). Os irmãos locais, Ryan e Callum Crowe (Haven Homes) já vinham 2s6 atrás em terceiro.
Na Ballaugh Bridge, os Birchalls aumentaram sua vantagem para dois segundos sobre Founds/Walmsley com os Crowes a 1s3. Parecia que as mesmas três equipes na corrida de abertura na segunda-feira disputariam as posições do pódio, porque o quarto colocado, Dave Molyneux/Daryl Gibson (DMR) já estava a mais de 8s5.
À medida que a volta avançava, os Birchall aumentavam lenta e seguramente a sua liderança e no Ramsey Hairpin, a diferença para Founds/Walmsley em segundo lugar passou para 3,5 segundos. Os Crowes, no entanto, estavam agora apenas 0,8 segundos atrás, já ensaiando uma briga pela posição.
As equipes se dirigiam para o cruzamento St Ninian’s e Bray Hill pela segunda e última vez, mas uma bandeira vermelha apareceu pouco depois devido a um incidente no Ago’s Leap. O resultado declarado foi o da classificação após a primeira volta, com os Birchall em primeiro, Founds/Walmsley em segundo e os Crowes em terceiro.
Devido ao tempo instável ao redor do trajeto, os organizadores decidiram cancelar a corrida principal do Troféu Turista, a Senior TT, com quatro voltas de duração. Ainda não está claro se a prova será realizada amanhã (11), no que dependerá de vários fatores, incluindo o clima e, acima de tudo, se houver fiscais suficientes disponíveis.
ATUALIZAÇÃO: a bandeira vermelha se deveu ao acidente envolvendo o Sidecar #34 de Roger e Bradley Stockton. Eles perderam o controle do bólido na região do Ago’s Leap e infelizmente morreram no local. Roger e Bradley eram pai e filho, motorista e passageiro, respectivamente.
Com 56 anos, Roger Stockton estava disputando a sua 20ª corrida em sua 11ª aparição no TT. Bradley, de 21 anos, estava em sua segunda corrida. Correndo juntos, eles registraram um impressionante 8º lugar na primeira prova na segunda-feira (6) marcada pela morte de outro competidor: Davy Morgan na Supersport TT.
Com cinco fatalidades, a edição 2022 do Troféu Turista da Ilha de Man já uma das mais mortíferas dos últimos anos. A primeira aconteceu ainda nos treinos livres, com Mark Purslow na classe Supersport. Depois, no dia 4 de junho, foi a vez do competidor da Sidecar, César Chanal. Seu colega Olivier Lavorel está em um hospital de Liverpool.
IOMTT 2022 – Sidecar TT 2 (Dez primeiros)
- Ben Birchall/Tom Birchall (Haith Honda) em 19min16s699
- Peter Founds/Jevan Walmsley (FHO Racing)
- Ryan Crowe/Callum Crowe (Haven Homes)
- Dave Molyneux/Daryl Gibson (DMR)
- Harry Payne/Mark Wilkes (DAO1886)
- Lee Crawford/Scott Hardie (Team ARC/Marin/SJH Bodyworks)
- Paul Leglise/Melanie Farnier (Shock Factory)
- Gary Bryan/Philip Hyde (SWC Groundworks)
- Gary Gibson/Tom Christie (CES/RVISA)
- Lewis Blackstock/Patrick Rosney (DAO/Express Tyre Service)