Não vai ser esse ano que Michael Dunlop vai superar o recorde histórico de 26 vitórias de Joey Dunlop no Troféu Turista na Ilha de Man. O norte irlandês teve problemas mecânicos na segunda prova da Supertwin TT vencida, mais uma vez, por Peter Hickman.
Dunlop (SC Project Corse Paton) começou a corrida fazendo a sua parte, com um segundo de vantagem para Michael Browne, na liderança. Na ponte Ballaugh, já tinha 3s3 e no Ramsey Hairpin, 5s2. Então, começou a desacelerar e encostou sua moto na área campestre do circuito.
O abandono de Dunlop deixou Browne na liderança. No final da primeira volta o irlandês já tinha 11,6 segundos de vantagem para Peter Hickman, que trazia Josh Brookes e Pierre Yves Bian em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Os abandonos marcaram a segunda corrida da Supertwin TT. Além de Dunlop, outros nomes importantes, como Jamie Coward e Paul Jordan pararam antes do término da primeira volta, além do conhecido Michael Rutter, quando chegou aos boxes na rodada de pit-stops.
Na segunda volta, Browne já tinha mais de 14 segundos de vantagem para Hickman na altura da ponte Ballaugh e parecia que iria vencer facilmente. Mas então mais drama aconteceu, quando foi a vez do irlandês parar com problemas de embreagem.
Isso deixou Hickman novamente em primeiro, apenas uma hora após ter vencido na categoria Superstock. Dominic Herbertson era agora o segundo e Yves Bian o terceiro. Mas Herbertson também não completaria a segunda volta, mais um a abandonar com problemas mecânicos.
Hickman percorreu a terceira e última volta soberano na ponta, enquanto a briga pelo segundo lugar era mais acirrada entre Yves Bian e Josh Brookes. O campeão do IRRC Supersport de 2021 bem que tentou a ultrapassagem sobre o francês, mas a ordem manteve inalterada até a bandeirada.
Foi a 12ª vitória de Hickman no Trofeu Turista da Ilha de Man, igualando as marcas de outro grande nome da prova, Bruce Anstey. Depois de Bian e Brookes, o herói das estradas italianas Stefano Bonetti ficou em quarto lugar, com Rob Hodson, da SMT Racing, em quinto.
Com apenas mais um dia de competições amanhã (10), Dunlop agora só pode igualar as 26 vitórias de seu tio Joey se vencer na Senior TT, a corrida mais importante do evento, com largada prevista para as 12h15 locais. A outra prova celebra os 100 anos de corridas de sidecars na Ilha de Man.
Troféu Turista na Ilha de Man – Supertwin TT Race 2 (10 primeiros)
- Peter Hickman
- Yves Bian
- Josh Brookes
- Stefano Bonetti
- Rob Hodson
- Barry Furber
- Michael Evans
- Francesco Curinga
- Michal Dokoupil
- Michael Russell