Peter Hickman venceu hoje (10) a Senior TT, corrida mais importante do Troféu Turista na Ilha de Man. O britânico da BMW chegou a quarta vitória em 2023 e a 13ª da carreira, impedindo Michael Dunlop de igualar o recorde de 26 vitórias de seu tio, Joey Dunlop.
As condições climáticas, sempre um problema na Ilha de Man, sempre estiveram favoráveis na edição 2023 e para a corrida da Senior TT não foi diferente. Na primeira volta, Dean Harrison (Kawasaki) liderou Hickman (BMW) por apenas 0,503 segundos, com Dunlop (Honda) mais 2s2 atrás.
Mas na altura da ponte Ballaugh, Hickman assumiu a liderança abrindo imediatamente vantagem. O resultado seria visto na conclusão da primeira volta, com o britânico fazendo 135,349 mph de média. A essa altura, a diferença para Harrison já passava dos seis segundos.
Enquanto os três primeiros distanciavam-se entre si, atrás Conor Cummins, Josh Brookes e James Hillier vinham mais próximos, na briga pela quarta posição. Jamie Coward, um dos principais nomes do evento esse ano, foi o primeiro abandono prematuro da corrida.
A terceira volta teve a rodada de pit-stops programados. Harrison conseguiu encurtar a diferença para Hickman, que a essa altura era de 8 segundos. Mas o piloto da BMW tinha a corrida sob controle e no Ramsey Hairpin já estava abrindo de novo.
Quando a quarta volta surgiu, a liderança de Hickman era de dez segundos. Harrison agora sofria a pressão de Dunlop, com Cummins vindo em quarto, Brookes em quinto e John McGuinness, de 51 anos, que subira para a sexta posição.
Mantendo um ritmo metronômico e ultra consistente, Hickman, controlou generosamente a liderança da corrida na quarta volta, que foi concluída com 12s3 de frente para Harrison. Mas a segunda rodada de pit-stops mais uma vez encurtou a diferença em 3s5 entre os dois adversários.
Podia Harrison voltar à briga pela vitória? Na pista, entretanto, Hickman estava implacável e voltara a abrir a diferença, que era de 18s quando eles abriram a sexta e última volta. Definitivamente o piloto da equipe FHO Racing BMW estava no controle total.
A vantagem era tanta que Hickman pôde-se dar ao luxo de reduzir o ritmo na última parte da estrada garantindo, com segurança, a sua quarta vitória na Ilha de Man em 2023 e a 13ª no total. Ainda assim, a sua margem para Harrison na linha de chegada era de quase 20 segundos.
Discreto, Dunlop chegou em terceiro e o sonho de igualar o recorde absoluto de vitórias de seu tio Joey ficou para 2024. Cummins ficou em quarto lugar, com Brookes em quinto e Hillier em sexto. McGuinness concluiu mais uma prova em sétimo, à frente de David Johnson, Davey Todd e Rob Hodson.
Troféu Turista na Ilha de Man – Senior TT Race (10 Primeiros)
- Peter Hickman
- Dean Harrison
- Michael Dunlop
- Conor Cummins
- Josh Brookes
- James Hillier
- John McGuinness MBE
- David Johnson
- Davey Todd
- Rob Hodson