Peter Hickman venceu hoje (8) a sua terceira corrida no Troféu Turista da Ilha de Man 2022 e pela primeira vez na classe Supertwin TT. O britânico realizou uma disputa espetacular com Michael Dunlop.
Com chuva durante a noite, vários trechos molhados e muita neblina nas montanhas, não surpreendentemente, a ação competitiva de hoje na Ilha de Man precisou ser adiada. A corrida da classe Supertwin TT teve a sua distância reduzida para três voltas, enquanto que a segunda corrida da Supersport foi cancelada.
Detentor do número 1 e considerado por muitos um dos principais candidatos a vitória, Jamie Coward (KTS Racing) foi o primeiro a largar, mas logo foi superado por Michael Dunlop (SC Project Paton) e por seu companheiro de equipe nessa classe, Peter Hickman, logo atrás.
Na região da Ballaugh Bridge, Hickman assumiu a ponta, movendo-se 0s849 na frente de Dunlop. Coward mantinha a terceira posição, mas já estava 5,2 segundos atrás. Enquanto isso, os primeiros competidores de relevo a abandonarem a corrida foram Gary Johnson e Brian McCormack.
Dunlop, no entanto, não estava disposto a desistir tão fácil e recuperou a liderança da corrida sobre Hickman na Bungalow, liderando por apenas 0s081. Mas Hickman deu o troco logo em seguida no trecho conhecido como “Cronk Ny Mona”. Tudo isso em apenas uma volta!
Quando eles abriram a segunda volta, Dunlop estava de novo na frente, liderando Hickman por pouco menos de um segundo. Coward já vinha longe, mas segurava o terceiro lugar a frente de Lee Johnston (Ashcourt Racing) e de Pierre Yves Bian que completavam os seis primeiros.
Após os pit-stops obrigatórios, Hickman voltou à liderança ficando 0,81 à frente de Dunlop. Os dois continuaram competindo no mais alto nível a ponto de estarem separados por míseros 0s042 na Ballaugh. Enquanto isso, Coward precisava abandonar a corrida com problemas mecânicos.
Infelizmente essa disputa eletrizante acabou na terceira volta, quando Dunlop também teve problemas mecânicos e teve que encostar. Hickman venceu assim a sua oitava corrida no TT com 57 segundos de vantagem para Lee Johnston em segundo com sua Aprilia RS660 e Paul Jordan (PreZ Racing) com sua Kawasaki Ninja 650 em terceiro.
Benetts Supertwin TT (10 primeiros)
- Peter Hickman (Paton S1-R) em 56min35s517
- Lee Johnston (Aprilia RS660)
- Paul Jordan (Kawasaki Z650)
- Yves Bian (Paton S1-R)
- Michael Rutter (Paton S1-R)
- Rob Hodson (Kawasaki Z650)
- James Hind (Paton S1-R)
- Dominic Herbertson (Kawasaki Z650)
- Michael Evans (Kawasaki ER-6)
- Xavier Denis (Kawasaki Z650)