Peter Hickman venceu hoje (6) a primeira corrida da classe Superstock no Troféu Turista da Ilha de Man 2022. Na Supersport, Michael Dunlop chegou a sua 20º vitória, feito alcançado apenas por John McGuinness e seu tio, o lendário Joey Dunlop.
Mostrando que está em forma também com as motos de especificação de fábrica, Hickman (Gas Monkey Garage by BMW) completou uma volta com a média horária de 132,274 mph (212,87 km/h) deixando para trás Conor Cummins (Padgett’s Honda) para conquistar a sua sétima vitória na Ilha de Man.
O impressionante novato Davey Todd (Padgett’s Honda), mais uma vez mostrou que era o que mais tinha condições de desafiar Hickman, saindo atrás do britânico na largada. Mas antes do fim da primeira volta (percorrida em torno dos 17 minutos), o líder já tinha mais de 10 segundos de vantagem.
Todd, por outro lado, passou a se preocupar com seu companheiro de equipe Connor Cummins, que vinha logo atrás em terceiro, com Dean Harrison (DAO Kawasaki) em quarto. Lee Johnston vinha em quinto e parecia ter condições de entrar na briga, mas teve que abandonar a prova no início da terceira volta.
Quando os competidores abriram a quarta volta, Hickman imperava, mas a segunda posição era agora ocupada por Cummins, que havia ultrapassado Todd. O piloto da Ilha de Man bem que tentou se aproximar do líder, conseguindo pela primeira vez uma velocidade média de 133 mph, mas a distância já era grande demais.
Hickman assim conseguiu a sua sétima vitória no Troféu Turista da Ilha de Man, dando a entender que muitas outras virão em breve. Cummins completou em segundo e Todd em terceiro, em uma dobradinha para a Padgett’s Honda. Michael Dunlop cruzou a linha de chegada em quarto, mas o norte-irlandês já tinha dado o seu show horas antes.
Pilotando uma Yamaha R6, Dunlop estabeleceu um novo recorde de 129,475 mph (208,36 km/h) de média permitindo que ele levasse a melhor sobre Dean Harrison (DAO Racing Kawasaki) na classe Supersport, para motos de três e quatro cilindros entre 600cc e 800cc, corrida realizada ainda pela manhã.
Ao longo das três voltas de corrida, a diferença entre os dois em um estágio chegou a ser de apenas um décimo de segundo, mas Dunlop se afastou na final volta para conquistar a sua 20º vitória no TT e se tornar o terceiro maior vencedor da prova, atrás apenas do tio Joey e de John McGuinness. Peter Hickman completou o pódio.
Quem também deu show foram os irmãos Birchall (Haith Honda), que chegaram a sua segunda vitória esse ano (e 11º no total) na classe Sidecar. Rodando a 119,22 mph eles dominaram a corrida cruzando a linha de chegada mais de 10 segundos à frente dos irmãos Crowe (Haven Homes) e Pete Founds/Jevan Walmsley (FHO Racing), que foram separados pela pequena margem de 0s11.
Apesar da festa e da emoção, o Troféu Turista na Ilha de Man tem um lado funesto que não pode ser ignorado. Na corrida da Supersport, a edição 2022 chegou a sua terceira fatalidade: Davy Morgan, norte irlandês de 52 anos, sofreu um acidente na terceira e última volta da corrida na altura do 27º ponto de controle.
Um competidor muito popular entre os corredores de estrada, Morgan participava do TT regularmente desde 2002 com exatas 80 corridas disputadas, 25 delas completadas entre os 20 primeiros. Seus melhores resultados foram uma sétima posição na Senior TT de 2006 e uma quinta na Lightweight TT de 2008.
IOMTT 2022 – Superstock Race 1 (Top 10)
01 – Peter Hickman
02 – Conor Cummuins
03 – Davey Todd
04 – Michael Dunlop
05 – Dean Harrison
06 – Jamie Coward
07 – Ian Hutchinson
08 – Dominic Herbertson
09 – John McGuinness
10 – Phil Crowe
IOMTT 2022 – Supersport Race 1 (Top 10)
01 – Michael Dunlop
02 – Dean Harrison
03 – Peter Hickman
04 – Lee Johnston
05 – James Hillier
06 – Jamie Coward
07 – Conor Cummins
08 – Davey Todd
09 – Dominic Herbertson
10 – Ian Hutchinson