Peter Hickman venceu hoje (11) a Senior TT, corrida mais prestigiada do Troféu Turista da Ilha de Man. O britânico não deu chances de aproximação à Dean Harrison e conquistou a sua quarta vitória no TT desse ano e oitava na carreira.
Prevista para fechar o evento ontem (10), a Senior TT esteve até ameaçada de não acontecer, depois do terrível acidente na Sidecar TT que matou a dupla Roger e Bradley Stockton. No entanto, uma mobilização de fiscais de pista tornou possível a sua realização na manhã de sábado (11).
Tendo sido o mais veloz nos treinos livres, o único a atingir uma média horária de 133 mph (214 km/h), Hickman (Gas Monkey Garage by FHO Racing BMW) era o franco favorito para a vitória. O único capaz detê-lo era Dean Harrison (DAO Racing Kawasaki), que chegou a estar na frente por 0,577 segundos.
Mostrando que ainda tinha reservas, Hickman acelerou forte e conseguiu recuperar a liderança na Ballaugh Bridge movendo-se 2,4 segundos à frente do respeitado piloto local Harrison. Na região do Ramsey Hairpin, a diferença entre os dois já passava de quatro segundos e no final da primeira volta, 8,36 segundos.
Mais atrás, vinham a dupla da Padgett’s Honda, Conor Cummins e Davey Todd. Os dois não conseguiram se aproximar dos líderes, mas vinham em uma disputa particular pelo último lugar do pódio separados por meio segundo. Michael Dunlop (Hawk Suzuki) era o quinto e James Hillier (Rich Energy OMG Racing Yamaha) o sexto.
Houve pequeno drama no pit-stop programado, pois Hillier perdeu seu ponto de parada e John McGuinness (Honda Racing UK) sofreu uma penalidade de trinta segundos por exceder o limite de velocidade. Lá na frente, Harrison tinha o para-brisa de sua moto rachado após bater em um pássaro.
Mesmo assim, Harrison continuou acelerando forte e até chegou a reduzir um pouco a diferença para Hickman. Houve decepção, quando o estreante de TT mais rápido da história do TT, Glenn Irwin teve que parar com problemas mecânicos na conclusão da quarta volta.
Harrison, firmemente em primeiro na estrada, não estava desistindo e na última volta estava a 12s349 atrás de Hickman. Mas o piloto da Gas Monkey Garage by FHO Racing BMW tinha tudo sob controle e estava acenando para o público antes mesmo de cruzar a linha de chegada em primeiro.
É a nona vitória de Hickman no TT, seu vigésimo pódio e a quarta na edição desse ano. Harrison conquistou seu quarto pódio em 2022 concluindo a prova 16s918 atrás em segundo. Cummins venceu a batalhe com Todd e cruzou a linha de chegada com 2,82s de vantagem em terceiro.
Dunlop ficou em quinto, Hillier ficou em sexto, enquanto Ian Hutchinson, (Milwaukee BMW) Jamie Coward (Yamaha), McGuinness e Nathan Harrison, fecharam os 10 primeiros colocados. Há alguma apreensão com o estado de Dominic Heberton, que se acidentou, mas está consciente, de acordo com os primeiros relatos.
IOMTT 2022 – Milwaukee Senior TT (Dez Primeiros)
- Peter Hickman (Gas Monkey Garage by FHO Racing BMW)
- Dean Harrison (DAO Racing Kawasaki)
- Conor Cummins (Padgett’s Honda)
- Davey Todd (Padgett’s Honda)
- Michael Dunlop (Hawk Suzuki)
- James Hillier (Rich Energy OMG Racing Yamaha)
- Ian Huntchinson(Milwaukee BMW)
- Jamie Coward (Yamaha)
- John McGuinness (Honda Racing UK)
- Nathan Harrison