As motos já estão voando no Troféu Turista da Ilha de Man desde desde domingo (29), com o início dos treinos livres. E no segundo dia de atividades ontem (30) Peter Hickman tornou-se o primeiro piloto a quebrar a barreira de 130 mph (210 km/h) de média horária.
O piloto da Gas Monkey Garage by FHO Racing BMW registrou a média enquanto liderava a sessão da classe Superbike com sete segundos de vantagem para o competidor mais próximo, Dean Harrison. Líder no primeiro dia, Davey Todd completou os três primeiros com uma média de 128,014 mph.
A sessão, entretanto, foi encerrada prematuramente devido às quase inevitáveis bandeiras vermelhas. O acidentado da vez foi o piloto Sam West, que caiu na regão do Laurel Bank e foi levado de helicóptero para o Hospital Noble consciente, mas com ferimentos nas mãos e pernas.
E esse não foi o único acidente registrado até agora. Michael Sweeney caiu no 11º ponto de referência e Ilya Cajouw no 27º milestone. Ambos os pilotos foram relatados conscientes e transportados de helicóptero para o hospital. Cajouw já recebeu alta, enquanto Sweeney tem lesões nos braços e nas pernas.
Michael Dunlop (Hawk Racing Suzuki) e John McGuinness (Honda Racing UK) completaram os cinco primeiros na classe de Superbike na noite de segunda-feira, à frente de Samuel West e Phillip Crowe. Ian Hutchinson (Milwaukee BMW Motorrad), Lee Johnston e Dominic Herbertson completaram os dez primeiros.
Hickman também é homem a ser batido na classe Supersport depois de completar uma volta en 18min30s393 (122,324 mph) pelo circuito de 60 quilômetros em sua Triumph Daytona 765. Paul Jordan e Lee Johnston vieram na sequência, ambos pilotando modelos Yamaha YZF-R6.
Na classe Superstock, é Davey Todd (Milenco by Padgett’s) quem está na liderança, com o tempo de 17min28s191 e a melhor velocidade média de 129,583 mph. Seu companheiro de equipe Conor Cummins, vem na segunda posição, com Samuel West completando os três primeiros em sua BMW S1000RR. Os treinos continuam hoje.