Peter Hickman anunciou essa semana que vai correr o Troféu Turista da Ilha de Man 2020 a bordo de uma nova Norton Superlight 650 preparada pela Smiths Racing na categoria média Lightweight TT.
A motocicleta apresentada no ano passado possui linhas muito semelhantes à V4RR e V4SS, porém com um motor de dois cilindros em linha capaz de desenvolver 106 cv de potência e 7,6 kgf.m de torque.
O modelo foi desenvolvido tendo o Troféu Turista na Ilha de Man em mente, mas em 2020 será a equipe pessoal de Hickman, a experiente Smiths Racing que cuidará do preparo e da manutenção durante o evento.
“Acho que a moto tem muito potencial. Para começar, ela tem um manuseio muito bom, o que é especialmente importante com as motos leves. Elas não têm muita potência, então precisam ser capazes de virar corretamente e a moto teve isso imediatamente“, conta Hickman.
No evento desse ano, Hickman pilotou uma Superlight desenvolvida diretamente pela Norton. Apesar de ter feito uma média horária superior a 190 km/h, o britânico classificou-se apenas em oitavo na categoria Lightweight TT.
“Para tornar a moto vencedora é necessário ter muita experiência. Eles têm ótimos profissionais na Norton, mas constroem modelos de estrada, não de corrida“, disse Hickman. “É necessário um tipo de conhecimento diferente para impulsionar a moto. Ainda podemos usar o conhecimento deles, porque no final do dia ninguém a conhece melhor do que eles. Mas o que precisamos fazer do ponto de vista das corridas é um pouco diferente.”
Hickman se tornou a referência no TT nos últimos anos. Em 2019, ele conquistou três vitórias e venceu a corrida de Superstock na North West 200. Além disso, também garantiu que o Ulster Grand Prix se tornasse a corrida de estrada mais rápida do mundo, com média horária de quase 230 km/h. O TT 2020 acontece entre 30 de maio e 12 de junho.