Peter Hickman venceu hoje (4) a “RST Superbike TT”, primeira corrida do Troféu Turista da Ilha de Man em 2022. O piloto da equipe Gas Monkey Garage by FHO Racing BMW concluiu a etapa de seis voltas com quase 40 segundos de vantagem para Dean Harrison.
Após uma semana de treinos com surpreendente bom tempo, Hickman garantiu a primeira posição de saída graças a uma volta incrivelmente rápida, a mais de 133 mph (214 km/h) de média. Se tudo desse certo, poucos pilotos teriam condições de acompanhá-lo e foi exatamente isso o que aconteceu.
Hickman começou na frente, seguido de Davey Todd (Padgett’s Honda) e Harrison (DAO Racing Kawasaki). O líder da BMW, entretanto, só foi abrindo distância, volta após volta. Todd, por outro lado, foi perdendo desempenho e foi ultrapassado por Harrison. O piloto abandonaria mais tarde com um pneu traseiro estourado.
Companheiro de Todd, Cummins também teve que encostar a sua Honda com problemas mecânicos na região do pub Creg. Isso fez com Michael Dunlop (Hawk Suzuki) assumisse a terceira posição. Lee Johnston também parou na Quarter Bridge quando era quarto. A corrida se revelou dura demais para muitos competidores registrando muitos abandonos.
Os abandonos, e pit stops demorados, viram um embaralhamento das posições, com Ian Hutchinson (BMW) subindo para quarto, seguido de John McGuinness (Honda Racing UK) e James Hillier, enquanto Jamie Coward havia escorregado de volta para sétimo com Glenn Irwin agora em oitavo.
Na última parte da corrida, Dunlop voltou forte do seu pit-stop e tentou se aproximar de Harrison na segunda posição. O piloto da DAO Kawasaki, contudo, respondeu anulando as tentativas do adversário de se aproximar. Enquanto isso Hickman cruzou a linha de chegada com confortáveis 39 segundos de vantagem.
A briga pelo quarto lugar foi mais próxima, com Hutchinson tendo que se esforçar para manter McGuinness e Coward à distância. James Hillier, Glenn Irwin, Shaun Anderson e Dominic Herbertson completaram os dez primeiros. Amanhã (5), começam as corridas das classes Superstock e Supersport.
Também foi realizada a primeira corrida da classe Sidecar, que teve como vitoriosos os irmãos Birchall (Haith Honda), mas não houve festa: a prova foi interrompida pelo acidente na primeira volta que tirou a vida de Olivier Lavorel, piloto de 35 anos que competia pela equipe Cyclone Racing. É a segunda fatalidade na edição 2022.
RST Superbike TT – Resultado Final
01 – Peter Hickman
02 – Dean Harrison
03 – Michael Dunlop
04 – Ian Hutchinson
05 – John McGuinness MBE
06 – Jamie Coward
07 – James Hillier
08 – Glenn Irwin
09 – Shaun Anderson
10 – Dominic Herbertson
11 – Michael Rutter
12 – Nathan Harrison
13 – Rob Hodson
14 – Craig Neve
15 – Matt Stevenson
16 – Mark Goodings
17 – Milo Ward
18 – David Jackson
19 – Michael Evans
20 – Raul Torras Martinez