O Troféu Turista na Ilha de Man 2023 vinha sendo relativamente calmo até a primeira corrida da categoria Supertwin na noite de ontem (6) marcada pelo acidente fatal de Raul Torras, experiente piloto espanhol, bastante conhecido nas corridas de estrada.
O acidente aconteceu na terceira volta, a última da corrida, entre os km 16 e 17. Torras já havia realizado o seu pit-stop e faltava pouco para concluir mais essa corrida. A vitória ficou com Michael Dunlop, a sua 24ª na Ilha de Man. Agora está a apenas duas de igualar o recorde de seu tio, Joey Dunlop.
“É com grande tristeza que a Organização TT da Ilha de Man confirma que Raúl Torras Martínez, 46 anos, natural de Sant Hilari Sacalm, Espanha, morreu em um acidente ocorrido durante a primeira Supertwin Race durante o TT 2023“, publicaram no fim da noite de ontem.
“A Isle of Man TT Racing Organization gostaria de enviar suas mais profundas condolências à família, amigos e entes queridos de Raul” acrescentaram. Torras era bastante querido e respeitado no paddock do TT, um feito e tanto em um ambiente dominado essencialmente por pilotos britânicos.
Torras começou a competir na Ilha de Man em 2017 tendo como melhor resultado um 15º lugar na Supertwin Race do ano passado. O espanhol disputou 21 provas de TT e com as suas prestações conquistou um total de 18 estatuetas de bronze.
Ironicamente, ele havia registrado a sua melhor volta no circuito na corrida de Superstock anterior do dia, onde atingiu 125.470 mph, garantindo um 20º lugar na disputada categoria. Torras é considerado o piloto espanhol mais veloz a passar pela Ilha de Man.
Torras é o segundo piloto espanhol a perder a vida no Troféu Turista da Ilha de Man. O primeiro foi Santiago Herrero, em 8 de junho de 1970 pilotando uma Ossa 250. A edição do ano passado foi particularmente mortífera, com cinco acidentes fatais.