Michael Dunlop parece inspirado no Troféu Turista da Ilha de Man 2023. O norte-irlandês venceu na categoria Superbike TT, com direito a volta recorde e chegou a 23 vitórias no evento, se igualando a John McGuinness e ficando apenas três atrás do recordista, Joey Dunlop.
Dunlop (Honda) assumiu a ponta na primeira volta liderando Dean Harrison (Kawasaki) e Davey Todd (Honda) logo atrás. Peter Hickman (BMW), com problemas no quickshifter, vinha em quarto, com James Hillier e John McGuinness (Honda) em quinto e sexto, respectivamente.
Daí em diante, a liderança de Dunlop só aumentou, embora a briga atrás continuasse acirrada. Na região de Ramsey, Hickman ultrapassou Todd e ficou em terceiro lugar, com Jamie Coward (Honda) fazendo o mesmo com McGuinness e pulando para o sexto.
Enquanto Dunlop aumentava sua vantagem a cada ponto de cronometragem, Harrison se mantinha em segundo com Hickman já afastado de Todd, que agora estava sob pressão de Hillier. Mas a vantagem diminuiu quando o líder parou nos boxes para o primeiro reabastecimento.
Mas, em uma repetição da corrida de Supersport de sábado, Dunlop estava controlando a corrida da frente com Hickman lentamente recuperando terreno sobre Harrison, enquanto Hillier estava agora em quarto, tendo ultrapassado Todd na terceira volta.
A meia distância da corrida, a vantagem de Dunlop já era de 18,8s, enquanto houve decepção para Todd, que abandonou a prova nos boxes com problemas mecânicos. Isso elevou Coward e McGuinness, de 51 anos, para quinto e sexto, respectivamente.
Os três primeiros estavam mais de um minuto à frente do resto, quando Dunlop parou para reabastecer pela segunda e última vez na quarta volta. Harrison, que não parou, se aproveitou disso para encostar novamente, e quando o líder retornou a diferença entre eles era de apenas 3,6 segundos.
Mas Dunlop tinha a liderança sob controle e foi nessa fase que ele estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida, girando a 135.445 mph. Enquanto isso, Hickman tomava o segundo lugar de Harrison nos estágios finais. Essa também foi a ordem de chegada.
Essa foi a segunda vitória de Michael Dunlop no Troféu Turista da Ilha de Man em 2023 e a sua 23ª na prova, igualando McGuinness e ficando atrás apenas do seu tio, o lendário Joey Dunlop, com 26 triunfos. E ainda há corridas pela frente esse ano. O topo não está longe!
IOMTT 2023 – Superbike TT (10 primeiros)
- Michael Dunlop (Honda) seis voltas em 1h43min02s
- Peter Hickman (BMW)
- Dean Harrison (Kawasaki)
- James Hillier (Yamaha)
- Jamie Coward (Honda)
- John McGuinness (Honda)
- Josh Brookes (BMW)
- Dominic Herbertson (BMW)
- Michael Rutter (Honda)
- Shaun Anderson (Suzuki)