Michael Dunlop venceu hoje (10) a segunda corrida da classe Supersport no Troféu Turista da Ilha de Man. O norte-irlandês, que já havia vencido a primeira corrida, chegou ao seu segundo triunfo na edição 2022 do evento e já acumula impressionantes 21 vitórias no total.
Com o mau tempo observado na quinta-feira (9), os organizadores da Ilha de Man não tiveram opção a não ser remarcar as três corridas restantes para a sexta-feira (10). Além disso, a segunda corrida da Supersport TT teve a sua distância total reduzida para apenas duas voltas.
A largada aconteceu às 10h45 locais em meio a fortes rajadas de vento e trechos úmidos ao longo do percurso que causavam apreensão. Mas o clima foi amenizado pelo lendário e brincalhão Randy Mamola, convidado de honra para dar a partida, que viu Dunlop (MD Racing) começar na frente.
No primeiro ponto de cronometragem em Glen Helen, Dunlop (MD Racing) liderava Peter Hickman por apenas 0s158. Dean Harrison (DAO Kawasaki) vinha em terceiro e Davey Todd (Padgett’s Honda) em quarto. Jamie Coward (KTS Racing powered by Steadplan) e Lee Johnston (Ashcourt Racing) eram os próximos.
Ao completarem a primeira volta, Dunlop liderava Hickman (Gas Monkey) por míseros 0s5. Harrison, no entanto, já estava a 10 segundos de distância. Todd chegou a ser ultrapassado por Coward, mas recuperou a posição, com ambos separados por apenas um décimo de segundo. Enquanto isso, Lee Johnson abandonava nos boxes.
Passando por Glen Helen na segunda volta, Dunlop ampliou sua vantagem para 1s8. Mas Hickman estava se esforçando para se aproximar e na Ballaugh encurtou a diferença para apenas 1s3. Enquanto isso, Harrison já vinha a 11 segundos em terceiro, com Todd abrindo dois segundos para Coward em quarto.
Todos os olhos estavam voltados para a batalha pela liderança quando Dunlop começou a responder ao ataque de Hickman. Na Bungalow o norte-irlandês conseguiu abrir importantes 2,7 segundos e com a volta mais rápida da corrida, 128,536 mph, conquistou a vitória por 3,2 segundos.
Harrison completou em terceiro, posição que ocupou por toda a corrida, com Todd em quarto e Coward em quinto. Conor Cummins chegou em sexto à frente de James Hillier, Dominic Herbertson, Michael Browne e Jim Hind, que fechou os dez primeiros. Com a vitória, Dunlop tornou-se o piloto mais bem sucedido da Supersport TT na história.
IOMTT 2022 – Supersport TT 2 (20 primeiros)
1 – Michael Dunlop
2 – Peter Hickman
3 – Dean Harrison
4 – Davey Todd
5 – Jamie Coward
6 – Conor Cummins
7 – James Hillier
8 – Dominic Herbertson
9 – Michael Browne
10 – Jim Hind
11 – Paul Jordan
12 – Rob Hodson
13 – Ian Hutchinson
14 – Michael Evans
15 – Michael Sweeney
16 – Craig Neve
17 – Nathan Harrison
18 – John McGuinness MBE
19 – Brian McCormack
20 – Joe Loughlin