A sequência de vitórias de Michael Dunlop no Troféu Turista na Ilha de Man continuou na segunda corrida da Super Twins ontem (6). Hoje (7), no entanto, a corrida mais aguardada, Senior TT, foi cancelada.
Partindo sob o sol da tarde, às 18h00, para uma corrida programada de três voltas, Dunlop (MD Racing Paton) apareceu na liderança já em Glen Helen com três segundos de vantagem sobre Davey Todd (Padgetts Motorcycles Paton) com Dominic Herbertson (Melbray Racing Paton) em terceiro.
Em Ballaugh, Dunlop havia somado mais dois segundos à sua liderança, enquanto Rob Hodson (SMT Racing Paton) havia ultrapassado Herbertson e se aproximava de Todd. Mike Browne (KMR/Jack Reid Cars Kawasaki) era outro que se aproximava na quinta posição.
Dunlop aumentava sua vantagem em cada ponto de cronometragem, e uma volta inicial a 121.664 mph deu a ele uma vantagem de 12 segundos sobre Todd (120.361 mph) e Hodson (119.684 mph) antes de todos realizarem o pit-stop obrigatório.
Dunlop perdeu seis segundos para Todd no pit stop, mas recuperou no trecho de 14 quilômetros até Glen Helen chegando lá 9s5 à frente. Hodson recomeçou com uma vantagem de 4s4 para o quarto colocado, que era Herbertson, seguido de perto por Adam McLean (SMV Yamaha) e Browne.
Enquanto Dunlop solidificava sua liderança sobre Todd no Ramsey Hairpin, Hodson continuava a se firmar na terceira posição. Mas, suas esperanças de conquistar um segundo pódio foram frustradas quando ele abandonou logo após o Gooseneck, aparentemente com problemas mecânicos.
Ao entrar na volta final, Dunlop tinha uma vantagem de 14,5 segundos, com Todd igualmente seguro em segundo. Sua diferença para o novo terceiro colocado, Herbertson, era de 17s4. Mas Browne vinha apenas 3s8 atrás em quarto, com McLean a apenas 1s6 em quinto.
Uma volta final de 122,56 mph ajudou Dunlop a estabelecer um novo recorde e conquistar sua 33ª vitória no TT, com uma margem final de 26,775 segundos sobre Todd. Mas do terceiro até o sétimo lugar, todos vinham próximos, e a disputa durou até a linha de chegada.
Com a média horária de 121.370 mph, Herbertson conquistou seu segundo pódio no TT. Mas Paul Jordan (Prosper2 Aprilia) ultrapassou Browne para ficar em quarto, com McLean em sexto. A corrida também foi marcada pelo acidente do conhecido Michael Rutter, que foi parar o hospital em condições estáveis.
Cancelamento da Senior TT
O “grand finale” do Troféu Turista estava marcado para esse sábado (7) com a Senior TT, a corrida mais prestigiada do evento. Ela estava marcada para começar às 19h00 locais, mas sofreu atrasos devido às chuvas e estradas molhadas no início do dia.
As condições estavam melhorando à medida que os competidores individuais partiram para a volta de inspeção do percurso às 18h00. No entanto, ao retornar, vários competidores demonstraram preocupação com as condições da estrada.
Após uma consulta com vários competidores e aos ventos fortes — soprando em uma direção diferente daquela experimentada no restante da quinzena do TT, o diretor da prova decidiu que as condições não eram adequadas para a corrida.