Michael Dunlop está fazendo história no Troféu Turista da Ilha de Man 2023. O norte-irlandês conquistou ontem (7) a sua 25.ª vitória no evento, na segunda corrida de supersport e está a apenas uma de igualar o recorde estabelecido por seu tio, o mítico Joey Dunlop.
Dunlop (Yamaha) assumiu a ponta logo nos primeiros metros a frente de Dean Harrison (Yamaha) em segundo e Peter Hickman (Triumph) em terceiro. Davey Todd (Honda), Jamie Coward (Yamaha) e Jim Hind (Yamaha) vinham na sequência. Daí em diante, como tem sido de praxe esse ano, o líder só aumentou a sua vantagem.
Na segunda volta, Hickman ultrapassou Harrison e pulou para o segundo lugar, enquanto Coward fez o mesmo sobre Todd e assumiu o quarto posto. Ao terminarem o percurso, de mais de 60 quilômetros, Dunlop já estava 11 segundos a frente de todos.
A terceira volta trouxe a rodada de pit-stops, mas a situação não mudou muito. Dunlop manteve a ponta a frente de Hickman, que voltou obstinado a pelo menos tentar a vitória. O britânico partiu à caça do líder e começou a reduzir a diferença em cada ponto de cronometragem.
No final da terceira volta, Hickman havia conseguido encurtar a diferença para 8,1 segundos. Harrison, em terceiro, já vinha a mais de 20 segundos atrás. Mas Dunlop ainda tinha uma reserva técnica e, na quarta volta, conseguiu estabilizar a vantagem que tinha.
Determinado a obter 25 triunfos no TT, Dunlop acelerou para a bandeira quadriculada, estabelecendo um novo recorde de volta de 130,403 mph, a primeira a 130 mph (209,2 Km/h) por um competidor da classe Supersport. Hickman também superou a marca, mas não foi tão longe: 130,219 mph.
Dunlop, assim, cruzou a linha de chegada com 9,6 segundos de vantagem para Hickman conquistando a sua 25.ª vitória no TT. O norte-irlandês agora está a apenas uma vitória de igualar o recorde de todos os tempos, estabelecido por seu tio, Joey Dunlop, o que pode acontecer ainda esse ano.
Dean Harrison completou mais um pódio, em terceiro, seguido de Todd, Coward e Hind, que terminaram respectivamente em quarto, quinto e sexto lugares. As próximas e últimas corridas desse ano acontecem na sexta-feira (9).
TT 2023 – Monster Energy Supersport Race 2 (10 primeiros)
1. Michael Dunlop
2. Peter Hickman
3. Dean Harrison
4. Davey Todd
5. Jamie Coward
6. Jim Hind
7. Paul Jordan
8. Craig Neve
9. David Johnson
10. Dominic Herbertson