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Igual a Honda NR? Ferrari registra motor com pistões ovais

Lucas Carioli 19 de março de 2025

Foi descoberto um registro de patente da Ferrari acerca de um novo motor V12 para seus carros. Até aí nada de mais. O que nos concerne aqui é que esse motor tem pistões ovais… como a lendária Honda NR!

Apresentada como conceito em 1992, a Honda NR era um superbike de 750cc com um motor V4. O que a diferenciava das outras era o formato dos cilindros e dos pistões, não redondos mas ovais. Isso dobrava o poder de ignição e na prática a moto se comportava como um V8.

Foi uma sacada que nasceu nas pistas quase 15 anos anos antes. Impossibilitada pelo regulamento de correr com mais do que quatro cilindros, necessário para vencer as rivais com motores de dois tempos, os engenheiros da Honda tentaram emular um oito cilindros em um corpo de quatro.

Era genial, mas nas pistas o motor se revelou complexo e problemático. Depois de algumas temporadas, a Honda rendeu-se ao óbvio e construiu uma dois tempos, a NSR 500. O motor V4 de cilindros ovais ainda correria em corridas de longa duração com sucesso.

A nova patente da Ferrari mostra uma abordagem completamente nova para essa ideia. Seu objetivo é ter um novo V12 da forma mais compacta possível. Como chegar lá? Fazendo um seis cilindros em linha, com os pinos da manivela deslocados em 60 graus e pistões ovais.

Mas enquanto o motor da Honda tinha o pistão instalado com o lado longo paralelo ao virabrequim, a Ferrari gira o pistão em 90 graus para manter a câmara de combustão estreita e poder construir o cabeçote do cilindro mais curto. 

A Ferrari transforma este seis em linha em um V12 usando bielas de ligação. Basicamente um pé de biela tem dois mancais separados. Para melhorar o desempenho, eles introduziram rolamentos de articulação adicionais na biela secundária, o que poderia reduzir a pressão nas paredes do cilindro. 

Não está claro se esse motor algum dia entrará em produção em série. A Ferrari provavelmente usaria apenas a configuração de virabrequim de um seis cilindros em linha duplo, o que teoricamente não requer balanceamento de massa neste projeto. Mas não deixa de ser curioso.

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