No final do ano, expira a punição de Andrea Iannone, impedido de correr por doping no final de 2019. O italiano, um dos maiores nomes da MotoGP na década passada, sabe que um retorno à Categoria Rainha é impossível, por isso trabalha para tentar entrar no WorldSBK em 2024.
Iannone foi visto no paddock de Misano, palco do GP de San Marino de WorldSBK, no fim de semana passado. No circuito de Rimini, o italiano esteve basicamente na box da Ducati, conversando com Davide Tardozzi, Gigi Dall’Igna, Niccolò Bulega e Danilo Petrucci.
“Estou trabalhando para o futuro. Se estou aqui hoje é porque quero voltar“, disse Andrea à Sky News no sábado (3). Antes disso, Iannone esteve em Misano rodando com uma Ducati Panigale V4R junto ao piloto de testes da marca, Michele Pirro.
“É verdade que testei a versão de rua da Ducati Panigale V4R em Misano e gostei muito. O nível das SBK cresceu muito e acho que é um campeonato muito interessante! Além disso, há um bom ambiente no paddock, muita paixão e muito esporte“, disse Iannone.
Em dezembro de 2019, um teste anti doping de rotina acusou Iannone de possuir a substância drostanolona utilizada por fisiculturistas, o que sempre negou. O então piloto da Aprilia afirmava ter ingerido a droga através de carne contaminada em um restaurante no GP da Malásia.
Iannone e seus advogados recorreram até a última instância, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) sediado em Lausanne, na Suíça, mas não teve jeito. O italiano foi impedido de correr pela FIM por quatro longos anos, o que finalmente está acabando em dezembro de 2023.
Aos 34 anos, Iannone praticamente não tem mais chances de voltar à MotoGP, por isso investe tudo no WorldSBK, que tem sido um belo refúgio para quem não conseguiu uma vaga na Categoria Rainha. É o caso do atual campeão mundial, Álvaro Bautista, de 39 anos.
“Álvaro sempre foi um grande campeão do mundo e acho que o momento de Álvaro e Ducati são uma combinação formidável neste momento“, disse Iannone. Não é difícil imaginá-lo ocupando a vaga de Petrucci na equipe Barni, enquanto este assumiria o posto de Michael Rinaldi, no time oficial.