A Suzuki anunciou na manhã dessa quinta-feira (19) a contratação de Andrea Iannone para temporadas de 2017 e 2018. O italiano foi o escolhido para substituir Maverick Viñales, que está de saída para a Yamaha.
Iannone, que atualmente corre pela Ducati foi preterido por seu xará mais experiente, Andrea Dovizioso, cuja renovação foi anunciada dois dias atrás. O italiano será o companheiro de Jorge Lorenzo na marca de Bolonha.
Restou à Iannone procurar outra vaga para 2017 e o piloto de 26 anos rapidamente chegou à um acordo com a Suzuki, já que os japoneses perderão Maverick Viñales para a Yamaha. As duas marcas realizaram o anúncio praticamente ao mesmo tempo.
“Estamos felizes em ter integrado Andrea na nossa equipe para os próximos dois anos. Ele é um dos melhores pilotos da MotoGP, muito apaixonado e motivado, o que se encaixa em nossa filosofia de corrida. Nosso projeto técnico está melhorando continuamente desde nossa estreia em 2015 e estamos trabalhando duro para tornar a GSX-RR competitiva para que ele possa lutar de forma consistente e a vencer o mais rápido possível. Nós queríamos um piloto que pudesse ajudar a Suzuki a continuar o seu caminho para o topo. Andrea é um piloto rápido, que tem fome de sucesso e seu estilo de pilotagem pode atender às características da nossa máquina, portanto, nos dando boas esperanças para uma parceria positiva. Estando em seu quarto ano na MotoGP ele também é um piloto experiente a partir do qual toda a equipe irá se beneficiar.” (Davide Brivio, chefe da equipe Suzuki Team Ecstar)
O companheiro de Iannone na Suzuki, no entanto, ainda não foi confirmado. Aleix Espargaró pode não permanecer, o que abriria mais uma vaga importante em uma equipe de fábrica. As especulações apontam que o campeão da Moto2, Johann Zarco ou atual líder do campeonato, Alex Rins seriam os favoritos para assumir esse posto.