Confirmando o favoritismo da Ducati, Andrea Iannone conquistou hoje (30) a pole position para o Grande Prêmio da Itália, no veloz circuito de Mugello. Entretanto, a classificação ficou marcada pelo mau desempenho de Marc Márquez que irá largar apenas em 13º.
A situação estava complicada para Márquez desde o treino livre (FP4). O bicampeão tinha uma visível dificuldade em domar sua Honda RC213V e acabou caindo na primeira parte da sessão. O espanhol conseguiu voltar a pista, mas não melhorou muito, o que o obrigou à participar do Q1.
Márquez não demorou muito para entrar na pista durante o Q1, mas quem estabelecia os melhores tempos era Aleix Espargaró. O piloto da Suzuki compensava a falta de velocidade na reta com uma grande estabilidade nas curvas, marcando 1min47s481 e logo em seguida melhorando para 1min47s222, se firmando em primeiro.
Depois de muito lutar, Márquez finalmente conseguiu um tempo competitivo, pulando para a segunda posição, o que lhe garantiria o passaporte para o Q2. O piloto, então preferiu recolher aos boxes faltando 2 minutos para o final. Só que Yonny Hernandez continuava na pista e ao marcar 1min47s117 pulou para primeiro, tirando Márquez dos 12 melhores.
Hernadez e Espargaró, portanto foram os promovidos ao Q2, deixando Márquez de fora, pela primeira vez desde que ingressou na MotoGP em 2013. Ironicamente, seu companheiro de equipe Dani Pedrosa, que ainda se recupera de uma cirurgia no braço passou sem dificuldades, abrindo a última parte da classificação na frente.
Pedrosa, no entanto não ficou muito tempo nessa posição, sendo logo superado por Cal Crutchlow, com 1min47s008. Jorge Lorenzo, mostrando que de fato está em grande forma pulverizou os dois, com 1min46s808. Espargaró continuava surpreendendo, conquistando uma provisória 4º posição.
Parecia que Lorenzo ficaria na frente, mas faltando poucos segundos, Andrea Iannone cravou a espetacular marca de 1min46s489, desbancando o espanhol da Yamaha por 95 milésimos. Esta é a primeira pole position do italiano apelidado de “The Maniac” na categoria rainha do motociclismo. Andrea Dovizioso completa a primeira fila com a terceira posição.
Crutchlow ficou em quarto, sendo o melhor piloto Honda classificado. Espargaró confirmou o grande momento, colocando a Suzuki em quinto, à frente de Michele Pirro, piloto de testes da Ducati que faz uma participação como Wild Card. Pedrosa ficou em sétimo, Valentino Rossi apenas em oitavo, Maverick Viñales em nono e Pol Espargaró em décimo. Confira aqui o grid completo.