A equipe VR46 anunciou hoje (28) que Andrea Iannone disputará com eles o GP da Malásia de MotoGP no próximo domingo. O italiano, que voltou às pistas esse ano, depois de uma punição de 4 anos por doping, correrá com a moto do lesionado Fabio di Giannantonio.
Di Giannantonio precisará se ausentar das duas últimas etapas do ano para realizar uma cirurgia reparadora no ombro esquerdo, lesionado em uma queda no GP da Áustria. O italiano vem correndo com muitas dores e preferiu encerrar mais cedo a temporada para chegar pronto em 2025.
Isso deixou a equipe VR46 sem piloto para o GP da Malásia e o GP de Valência. O escolhido foi Andrea Iannone, que não disputa uma corrida de MotoGP desde o fim de 2019. Em dezembro daquele ano, a FIM aplicou-lhe uma penalidade de quatro anos longe das pistas resultado de um teste anti-doping positivo.
Iannone, fez de tudo, recorreu até as últimas instâncias no Tribunal do Esporte na Suíça, mas não teve jeito. O italiano teve que esperar pacientemente pelo término da sua sanção, o que aconteceu no início desse ano. A volta às pistas aconteceu no WorldSBK, onde foi um dos protagonistas nessa temporada.
“Pilotar a moto campeã mundial é emocionante. A MotoGP é a motocicleta mais tecnológica e de alto desempenho; estou honrado que eles pensaram em mim, e me senti compelido a aproveitar esta oportunidade assim que me foi oferecida”, disse Iannone.
“O desafio é definitivamente louco, complexo e importante, pois não piloto uma moto desta categoria há anos e não fiz nenhum teste. Estou animado para trabalhar com a Ducati e a VR46, tanto pelo altíssimo nível quanto pela amizade que nos une há anos. Gostaria de agradecer a Valentino Rossi, Alessio Salucci, Pablo Nieto, Gigi Dall’Igna, Claudio Domenicali e Mauro Grassilli.”
O diretor da equipe e braço direito de Valentino Rossi, “Uccio” Salucci também está empolgado: “Andrea provou estar em excelente forma; ele terminou a temporada do WorldSBK em alta e sempre se manteve próximo da Ducati. Além disso, ele é um grande amigo da família VR46, tanto pessoalmente quanto de Vale. Estamos muito satisfeitos em recebê-lo. É realmente uma ótima história!”
A volta de Iannone também é uma boa notícia para a MotoGP. Conhecido como “Maníaco” por seu estilo de pilotagem agressivo e imprevisível, o italiano conquistou a primeira vitória da Ducati dos tempos modernos, no GP da Áustria de 2016. Depois teve passagens pela Suzuki e pela Aprilia.