Andrea Iannone conquistou hoje (28) a sua primeira vitória no WorldSBK na primeira corrida do Grande Prêmio de Aragão, na Espanha. O italiano deixou Toprak Razgatlioglu e Garrett Gerloff da BMW para trás.
Iannone (GoEleven Ducati) já havia feito boa parte do serviço na qualificação, onde garantiu a segunda posição, atrás apenas de Nicolo Bulega (Ducati) e na frente do campeão reinante Alvaro Bautista (Ducati). Com Danilo Petrucci (Barni Ducati) na quarta posição, a marca italiana dominou a parte da frente do grid.
A primeira largada foi cancelada na primeira volta por causa da Ducati Panigale V4 de Sam Lowes, que deixou um rastro de fumaça e aparentemente vazava óleo. O inglês caiu na curva 5. Após verificação e limpeza da pista, o reinício ocorreu com 17 voltas e sem o piloto da MarcVDS.
Na segunda largada, foi a vez de Bulega, que estacionou a sua moto com defeito ainda na volta de apresentação. Iannone assumiu a ponta e liderou a prova na maior parte do tempo. Toprak Razgatlioglu (BMW), Petrucci, Bautista e Garrett Gerloff (BMW) vinham logo atrás.
Apenas Petrucci conseguiu tirar temporariamente Iannone da liderança e Razgatlioglu falhou nas suas duas tentativas. Nas últimas quatro voltas, Iannone finalmente prevaleceu e afastou-se dos seus perseguidores, que continuaram lutando ferozmente por uma posição no pódio.
Iannone, portanto, cruzou a linha de chegada 0,8 segundos à frente de Razgatlioglu e Gerloff – mas não conseguiu fazer a volta de encerramento por ter desligado a sua moto para comemorar e chegou ao parque fechado montado na garupa de uma scooter.
Essa é a primeira vitória de Iannone no WorldSBK, campeonato que passou a competir esse ano depois de cumprir sua penalidade de quatro anos longe das pistas por doping. Também é a sua primeira vitória geral desde o GP da Áustria de MotoGP em 2016!
Curiosamente a vitória acontece logo depois de outro ex-piloto de MotoGP inaugurar-se no campeonato, Danilo Petrucci, que fez um hat trick na última etapa em Cremona, na semana passada. Hoje, o italiano ficou em quinto, a apenas 2s5 de Iannone.
Com o segundo lugar, Razgatlioglu sustentou a liderança do campeonato, que poderia ter perdido dependendo dos resultados da corrida. O turco agora tem 385 pontos contra 352 de Bulega, o seu adversário mais próximo. Bautista vem em terceiro com 296.
GP de Aragão de WorldSBK – Corrida 1
- Andrea Iannone (Ducati), 17 voltas em 31min09s154
- Toprak Razgatlioglu (BMW) +0,845 seg
- Garrett Gerloff (BMW) +1,124
- Alvaro Bautista (Ducati) +1,190
- Danilo Petrucci (Ducati) +2,528
- Iker Lecuona (Honda) +4,758
- Alex Lowes (Kawasaki) +5,352
- Xavi Vierge (Honda) +6,477
- Michael vd Mark (BMW) +8,749
- Andrea Locatelli (Yamaha) +8,926
- Scott Redding (BMW) +9,003
- Axel Bassani (Kawasaki) +10,660
- Michael Rinaldi (Ducati) +11,976
- Jonathan Rea (Yamaha) +14,901
- Bradley Ray (Yamaha) +16,291
- Remy Gardner (Yamaha) +21,047
- Philipp Öttl (Yamaha) +30,353
- Tarran Mackenzie (Honda) +31,777