Não é só a MotoGP que tem estrelas em duas rodas. As perigosíssimas corridas de estrada são um universo à parte no esporte a motor onde quem participa já é um herói e quem vence vira uma lenda. Esse é o caso de Ian Hutchinson, Michael Dunlop, Bruce Anstey e John McGuinness, os maiores nomes da atualidade. Conhece um pouco mais a história deles aqui.
Como é uma modalidade ainda muito regional praticada principalmente no Reino Unido, o mundo ainda desconhece (e até ignora) a história dos pilotos que correm nessas corridas, compostas principalmente pelos eventos anuais, North West 200, Ulster Grand Prix, GP de Macau e, é claro, o Troféu Turista na Ilha de Man.
Assim como em todo esporte, essas corridas têm os seus nomes principais. No passado eram Joey Dunlop, Mike Hailwood, Geoff Duke e John Surtees. Atualmente são Ian Hutchinson, Michael Dunlop, Bruce Anstey e John McGuinness, candidatos a vitória todos os anos. Em 2016 não está sendo diferente. Mas quem são esses malucos velozes?
Ian Hutchinson – Renascido das cinzas
Vamos começar com ‘Hutchy’ como é carinhosamente chamado pelos britânicos. Aos 36 anos de idade (nascido em 12 de agosto de 1979), esse inglês começou a competir em 2003, vencendo a corrida dos novatos no “Manx Grand Prix” e imediatamente chamou atenção pela velocidade.
Mas Hutchinson teve sua carreira brutalmente interrompida em 2010, quando sofreu um gravíssimo acidente no Campeonato Britânico de Supersport em Silverstone, ironicamente um “circuito fechado”. Na largada da corrida, o britânico foi atingido por outro piloto enquanto estava caído na pista, sofrendo fraturas expostas na tíbia e fíbula.
Hutchinson contou mais tarde que quase teve a sua perna esquerda amputada e foi graças à sua relutância que os médicos não realizaram o procedimento que encerraria de vez a sua carreira. Hutchy precisou passar por nada menos do que 30 operações (!!) e enxertos de pele, que o deixariam fora de combate por quase dois anos.
A volta às pistas aconteceu de forma cuidadosa entre 2013 e 2014. No GP de Macau daquele ano, Hutchinson marcou a pole position e venceu, à frente de Michael Rutter e John McGuinnes, em um dos retornos mais sensacionais do motociclismo recente. Em 2015 se consolidou como um dos melhores pilotos da atualidade, com uma triunfante vitória na principal categoria na Ilha de Man, a Superbike.
Em 2016 não está sendo diferente com Hutchy assinalando a média horária mais rápida já vista ao redor da Ilha, duas vitórias na categoria Supersport (600cc) e uma na Supersport. Com isso, o piloto já soma 14 conquistas e igualou o recorde de Mike ‘The Bike’ Hailwood. E ainda há possibilidade de superá-lo ainda esse ano!
Michael Dunlop – DNA de campeão
O nome Dunlop não é conhecido apenas como uma marca de pneus. No Reino Unido é uma das famílias mais lendárias do motociclismo. Michael é filho de Robert Dunlop, irmão de William Dunlop e sobrinho de Joey Dunlop, todos corredores e este último simplesmente o maior nome das Road Racing, com 26 vitórias na Ilha de Man.
Dono de uma personalidade tempestuosa (que já o levou a entrar em confrontos com a direção do TT e até com seu irmão William), Michael Dunlop herdou todos os genes da velocidade do pai e do tio. Em sua relativamente curta carreira (começou a correr em 2007), o norte-irlandês já soma impressionantes 12 vitórias na Ilha de Man e 16 pódios, o que o coloca na quinta posição geral, nas estatísticas.
Uma dessas vitórias aconteceu justamente nessa semana, pela principal categoria (Superbike), onde também estabeleceu um novo recorde de média horária (133.393 mph ou o equivalente à 214.675 km/h). O piloto de 27 anos também foi o primeiro piloto a conseguir realizar uma volta abaixo dos 17 minutos (16min58s254).
Bruce Anstey – O“lenhador” veloz
O recorde quebrado por Dunlop pertencia justamente à Bruce Anstey, estabelecido em 2014. Nascido em Wellington, capital da Nova Zelândia há 47 anos, o piloto ainda é um dos maiores nomes das corridas de estrada, mesmo beirando meio século de existência.
Tendo Mike Hailwood como ídolo (o viu correr em 1978), Anstey começou sua carreira em 1990 e chegou à Ilha de Man em 1996. O primeiro pódio aconteceu pela classe Lightweight TT em 2000 com uma segunda posição, atrás apenas do extraordinário Joey Dunlop, em sua última aparição na prova.
A primeira vitória aconteceu também pela Lightweight TT em 2002. Além dessa, outros 10 triunfos já aconteceram em diferentes categorias, como pela Superbike, no ano passado e a mais recente ontem (8) pela classe TT Zero.
Dono de um estilo agressivo e consistente nas pistas, Anstey é conhecido pelo jeitão descuidado e despretensioso fora delas, ostentando por anos uma enorme barba (que cortou para a edição desse ano). Um verdadeiro Racer!
John McGuinness – Sua majestade!
Faltam adjetivos para descrever esse inglês de 44 anos (nascido em 16 de abril de 1972). John McGuinness é simplesmente o maior vencedor do Troféu Turista na Ilha de Man vivo, nada menos do que 23 vitórias e 45 pódios em diferentes categorias, o que o coloca atrás apenas de Joey Dunlop nas estatísticas.
Filho de um mecânico de motocicletas, McGuinness chegou a trabalhar como pedreiro e pescador de berbigão, antes de se estabelecer como piloto a partir de 1990. A primeira corrida aconteceu no histórico autódromo de Aintree, na Inglaterra com apenas 18 anos. Chegou a correr na MotoGP em quatro provas: uma nas 250cc e três nas 500cc tendo um 12º lugar como melhor resultado. Mas seu fascínio eram as Road Racing.
Sua chegada à Ilha de Man aconteceu em 1996, quando conviveu com Joey Dunlop e aprendeu todos os truques do mestre. Seu melhor ano até hoje foi 2006 onde ganhou pelas três principais categorias (Senior TT, Superbike e Supersport) além de ter baixado o recorde de volta quatro vezes durante o evento.
Sua última vitória aconteceu no ano passado, justamente na Senior TT mostrando que a idade é o menor dos problemas enfrentados por McGuinness. Com uma personalidade rústica, mas afável, o inglês é visto como um Deus na Ilha de Man e até por outros Deuses como Valentino Rossi, que trocou twitts engraçados mais cedo nesse ano.
Conheça também…
É claro que as corridas de estrada não se resumem a esses quatro pilotos. Muitos outros tiveram que ficar de fora. Então, se tivermos conseguido acender o seu interesse, pesquise também pela história do irreverente Guy Martin (infelizmente ausente), do veloz Dean Harrison, do intrépido Ryan Farquhar (também ausente devido à um sério acidente no North West 200), além de Peter Hickman, James Hillier, Gary Johnson e muitos outros!