Foi flagrado rodando em testes um protótipo da Husqvarna que tem tudo para ser a nova Nuda 901. O modelo fez muito sucesso no início da década passada quando a marca sueca ainda pertencia à BMW.
Apresentada em 2012, a Husqvarna Nuda original derivava da BMW F800R. O motor, porém foi ampliado para 898 cm³ elevando a potência máxima para 105 cv. A carroceria também era radicalmente diferente, com um design muito mais ousado.
Em 2013, a BMW vendeu a Husqvarna para a KTM, que não teve escolha a não ser descontinuar a Nuda devido a sua proximidade técnica com a F800R. Mas a exótica naked até hoje é muito relembrada, detalhe que não passou despercebido por Stefan Pierer e sua equipe.
O protótipo das imagens abaixo descoberto pela revista Motorrad parece ser uma Nuda com o motor LC8, o quadro e os garfos da KTM 890 Duke R. Já o braço oscilante e os freios traseiros parecem ter vindo da 890 Adventure. O farol é muito parecido com o do antigo modelo.
Capaz de render 121 cv e 99 Nm de torque na KTM 890 Duke R, a nova “Nuda 901” seria 16 cv mais potente que a antiga e até um pouco mais leve. A única coisa que não poderia ser replicada é o virabrequim de 75 graus e não o exótico de 45º do motor Rotax da F800R.
Todas as peças parecem ásperas e provisórias, então provavelmente a suposta “Husqvarna Nuda 901” não deve ser vista em produção para o ano modelo 2023. Em 2024 as chances são melhores. A KTM, como sempre, está com uma série de protótipos sendo testados em paralelo.