Dois anos atrás, a Husqvarna irrompeu a cena ao apresentar as primeiras motocicletas de enduro com modernos motores de dois tempos movidos a injeção eletrônica. Agora, a divisão brasileira da marca anunciou a chegada desses modelos ao País.
Os empresários Raul e Mauricio Fernandes da 2W & Fernandes Group, que representam a marca nacionalmente revelaram a chegada dos modelos TE250i, TE300i, de dois tempos com injeção eletrônica, além das motocicletas TX300 e FX350, FC450 Rockstar e FS 450 Supermoto, todas de quatro tempos.
Inteiramente novos, os modelos TE250i e TE300i tem como grande destaque o motor com o revolucionário Sistema de Transferência de Porta (TPI) que, através de um módulo eletrônico os bicos injetores duplos disparam diretamente para a porta de transferência, um método que suaviza a entrega de potência e reduz drasticamente o consumo.
Além disso, o motor desenvolvido na sede da KTM na Áustria dispensa a tradicional “pré-mistura” dos motores de dois tempos, já que a ECU contém sensores que se auto regulam e determinam o tempo de ignição perfeito e a injeção mais correta possível em tempo real.
De acordo com o comunicado da Husqvarna na época, os motores com o sistema TPI “entregam a quantidade perfeita de combustível no motor em todos os momentos, em todas as condições”. Mudanças adicionais foram feitas no cilindro, caixa de filtro de ar, bomba de óleo, tanque de combustível e o próprio quadro.
Os modelos TE250i e TE300i também herdaram da KTM as suspensões WP com características de flexibilidade aprimoradas e fricção reduzida. As pinças de freio vêm da Margura, enquanto os discos são da GSK. Os preços anunciados foram de R$ 64.000 e R$ 69.000, respectivamente, a pronta entrega.
Além destas, a Husqvarna também está disponibilizando a TX300 (2 tempos carburada, por R$ 65.000) e FX350 (4 tempos injetada, R$ 65.000), FC450 Rockstar (4 tempos, injetada com os grafismos da moto campeã do AMA Motocross, R$ 69.000) e a supermoto FS 450 (4 tempos, injetada, R$ 75.000). As três últimas apenas por encomenda.