Mais uma vez foi flagrado em testes um protótipo Husqvarna Vitpilen, modelo com motor da KTM Duke 390 que marcará o retorno da montadora sueca ao mercado de motos de rua.
Embora o protótipo ainda esteja bastante cru (e, portanto bem longe da versão definitiva) já se pode constatar o estilo geral, uma mistura de Café Racer com toques modernos, no para-lama, tanque e rabeta. O painel parece ser misto, com informações digitais e conta-giros analógico.
A influência da KTM – sua atual proprietária – fica visível no motor, o mesmo da Duke 390, que ainda possui o logo da marca austríaca na tampa do cárter. O próprio piloto de testes estava usando um macacão laranja, cor característica da montadora de Mattighofen. Os garfos dianteiros são invertidos.
Enquanto alguns detalhes já parecem definitivos, como o desenho do farol e espelhos retrovisores, outros ainda estão bastante experimentais, como a posição do escapamento e a posição do radiador, mais largo do que na Duke 390. Os pneus são esportivos e de perfil baixo.
O conceito Vitpilen vem sendo bem documentado pelo Notícias Motociclísticas desde o ano passado. O modelo fará parte do line-up da Husqvarna para 2017, ao lado de uma versão Scrambler, chamada Svartpilen. As duas terão a missão de reposicionar a Husqvarna entre as líderes no mercado de motos de rua dentro de até cinco anos.