Desde que foi adquirida pela KTM, a marca Husqvarna só cresce. E deve crescer ainda mais nos próximos meses, com a introdução da Vitpilen 901, que utiliza a mesma mecânica da 890 Duke R.
Nessas fotos de espionagem notamos claramente o mesmo chassi treliçado de aço e as mesmas tampas do motor bicilíndrico LC8 da 890 Duke, que fornece 121 cv a 9.250 rpm e 99 Nm a 7.750 rpm. A mesma plataforma foi utilizada recentemente na adventure Norden 901.
As diferenças ficam por conta da carroceria – bem mais ousada na Husqvarna, baseada no conceito neo retrô que apareceu em 2014, que se destaca pelo design anguloso, com uma boa mistura de elementos clássicos (farol redondo) com modernos.
O estilo, na verdade, é semelhante à Vitpilen 701 lançada em 2018 e já descontinuada, pois era baseada no antigo motor monocilíndrico de 690 cm³ da KTM, que já não atende aos limites de emissões. O novo modelo provavelmente chega para ocupar o seu lugar.
O protótipo flagrado aqui parece estar usando pneus esportivos Michelin Power 5 e suspensões austríacas WP Apex manualmente ajustáveis, como é de praxe em todas as motocicletas do grupo Pierer Mobility AG, que administra as marcas, KTM, Husqvarna e GasGas.
Outros detalhes incluem piscas de LED e uma tela de TFT colorida, que substituirá o antigo painel LCD circular, que simplesmente não acompanha a concorrência contemporânea, como Ducati Monster, Yamaha MT-09, Triumph Street Triple R e a própria 890 Duke.
Quando será lançada? O aspecto bem definido desse protótipo, sem camuflagens, sugere que a Husqvarna já tem todos os aspectos do design definidos e só resta a conclusão dos testes dinâmicos. De modo que a apresentação poderia acontecer no final desse ano.