Parece cada vez mais evidente que teremos novas motocicletas Husqvarna andando pelas ruas (e não apenas nas trilhas) muito em breve. Os modelos Vitpilen 401 e 701 foram avistados em testes novamente, praticamente prontos para entrar em produção.
Anunciada como conceito em 2014, a Husqvarna Vitpilen é a primeira colaboração da marca sueca com sua nova proprietária, a austríaca KTM. Não por acaso, o modelo 401 utiliza exatamente o mesmo quadro, braço oscilante, bengalas (invertidas) e motor da Duke 390.
O protótipo, no entanto, ostenta mudanças em relação aos últimos flagras. O freio, por exemplo, é maior e do tipo flutuante, provavelmente com sistema Bosch de ABS. As linhas da carroceria e dos assentos também foram revistas, ficando menos futuristas e mais harmoniosas.
O guidão parece mais estreito e mais baixo que o da Duke 390, o que deve proporcionar uma condução mais esportiva, a julgar pela postura do piloto de testes. Sua apresentação oficial deve acontecer nos grandes salões europeus do final do ano.
Na mesma ocasião, foi espionado também um protótipo quase pronto da Vitpilen 701. Essa é inteiramente baseada na KTM Duke 690, com o mesmo quadro, motor, balança, freios e bengalas, da marca WP. Entretanto, tanque, assento e suporte para placa são novos em relação aos últimos protótipos espionados.
Assim como a sua irmã menor, o estilo da Vitpilen 701 foi inteiramente suavizado. A moto parece menos inovadora do que seu conceito original, mas ainda é da categoria hoje conhecida como “Retrô-Futurista”. A postura parece ser mais racing, em relação à Duke 690.
Assim como a Vitpilen 401, o modelo maior deve ser apresentado oficialmente no final do ano. A Husqvarna também deve revelar, nessas ocasiões, a série “Svartpilen”, que se trata exatamente da mesma moto, mas com um estilo mais “Scrambler”.