Depois de quase seis anos, foi flagrado rodando novamente em testes um protótipo da Husqvarna que utiliza o mesmo motor da KTM 1290 Super Duke. O modelo pode chamar-se Vitpilen 1301.
Nossas primeiras fotos de espionagem datam de 2016 e mostram o motor da Super Duke 1290 envolto em uma carroceria completamente nova, que empregava o design da linha Vitpilen, ou seja, neoclássico. A rabeta mínima, suporte lateral de placa e o ar musculoso remetiam à Ducati Diavel.
Passados quase seis anos, o protótipo foi visto novamente com algumas alterações. A principal delas é o subchassi traseiro, semelhante ao da atual Super Duke 1290 e que deixa a rabeta consideravelmente maior. Consequentemente, o suporte lateral de placa foi abandonado em virtude de uma peça mais convencional.
Embora o protótipo continue usando uma balança monobraço, as rodas são completamente diferentes, assim como o arranjo do escapamento com ponteira de saída dupla. As aletas de radiador ficaram ainda mais musculosas e salientes. O farol redondo (com iluminação de LED) permanece.
Embora as novas fotos sejam evidências encorajadoras de sua evolução contínua, ainda é difícil dizer quando será a apresentação. A expectativa é de que possa acontecer no final do ano, já como modelo 2023. E, como a KTM trata a Husqvarna como uma marca premium, espere o que há de melhor em termos de suspensão, freios e eletrônica.