Já não é mais segredo que a KTM vai apresentar em breve uma nova linha de 490cc. Mas, o que muita gente não sabe é que a marca irmã Husqvarna também vai embarcar nessa onda.
Descoberta através de uma apresentação para investidores da Pierer Mobility AG, a empresa que gerencia as marcas KTM, Husqvarna e GasGas, a linha de motos com 490cc visa preencher totalmente a escada de segmentos das duas primeiras fabricantes.
O foco principal será naturalmente a KTM, que ofertará a urbana 490 Duke, a esportiva RC490 e trilheira 490 Adventure. Mas a Husqvarna também vai beber dessa fonte, aplicando a sua abordagem mais premium e sofisticada.
Isso significa uma nova linha de neoclássicas Svartpilen (seta preta em sueco) e Vitpilen (seta branca), que utilizarão o mesmo motor de 490cc renomeados para “501”, como já acontece nas versões de 401cc (KTM 390) e 701 (KTM 690).
Revelados como conceito em 2014 e apresentados em 2016, os modelos Svartpilen e Vitpilen se mostraram um verdadeiro sucesso na Europa, mercado ávido por motocicletas de estilo neoclássico. Tanto que a Honda criou a nova CB1000R totalmente baseada nessa tendência.
Mais do que isso, as motocicletas foram responsáveis por tirar a Husqvarna do limbo onde se encontrava quando pertencia ao Grupo BMW. Embora tenham fama inquestionável no Off-Road, a Pierer Mobility AG quer tornar a marca conhecida também no segmento On-Road.
O sucesso foi tanto que as Svartpilen e Vitpilen de 401cc e 701cc chegaram a ser oferecidas no Brasil, através da concessionária Power Husky (Avenida Indianópolis, 564 em Moema, São Paulo), mas com preços salgados. Quem sabe uma linha média de 501cc não seja o equilíbrio que precisávamos?