Assim como a KTM, a Husqvarna também apresentará uma série de novos modelos com 500cc nos próximos anos. Além destas, versões 901 e 1301 (!) da big trail Norden estão programadas.
A descoberta veio através de uma apresentação interna para investidores realizada no fim de novembro produzida pela “Pierer Mobility AG”, que inclui a KTM, Husqvarna e a mais recente aquisição do conglomerado, a marca espanhola GasGas.
A “plataforma 501” contará com modelos Naked, Adventure, Supermoto e Enduro. A expectativa é de que as novidades contenham o mesmo motor bicilíndrico de 490cc que está sendo desenvolvido pela KTM em parceria com a Bajaj Auto na Índia, assim como o scooter elétrico descoberto ainda nessa semana.
O portfólio de produtos da Husqvarna sugere que os modelos Svartpilen e Vitpilen 401 continuarão sendo oferecidos. Algumas imagens estão borradas, mas claramente podemos notar novas versões Scrambler, Tourer, Café Racer e Bobber, de modo que a linha tende a crescer consideravelmente nos próximos anos.
Uma ausência interessante são os modelos Svartpilen e Vitpilen 701. Segundo o Motorcycle.com, essas motocicletas receberão o novo motor de 890cc da KTM Duke R passando a se chamar 901, na lógica da Husqvarna. O mesmo acontece na família Supermoto/Enduro.
A Husqvarna Norden 901, apresentada como conceito no Salão de Milão e confirmada como modelo de produção logo depois também está listada. Para nossa surpresa, uma versão ainda mais forte, de 1301cc também está nos planos. O motor provavelmente será o da KTM 1290 Super Adventure.
Como sempre, a previsão de lançamento de todos esses modelos é uma completa incógnita. A conferência tratava de planos em longo prazo, de modo que as novidades devem aparecer aos poucos ao longo dos próximos três anos. O fato é que os estandes da KTM, Husvarna e GasGas estarão cheios nos próximos salões.