Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Husqvarna Svartpilen e Vitpilen 401 são completamente renovadas

Lucas Carioli 17 de janeiro de 2024

A Husqvarna apresentou hoje (17) a sua linha de neoclássicas com uma reformulação radical. Os modelos Svartpilen 401 e Vitpilen 401 foram inteiramente revistos e ganharam a mesma motorização da nova KTM 390 Duke.

Desde que foi comprada pelo Pierer Mobility Group em 2014, a Husqvarna transformou-se em uma espécie de versão alternativa – e mais ousada – da KTM. Assim nasceram os conceitos Svartpilen (seta preta em sueco) e Vitpilen (seta branca), que rapidamente viraram modelos de produção.

Enquanto a Svartpilen brinca com o estilo scrambler, a Vitpilen traz um apelo café racer, com o design avant garde de ambas encobrindo a plataforma da KTM 390 Duke. A moto austríaca foi totalmente renovada para o modelo 2024, conforme apresentado no fim do ano passado.

Isso significa que ambas receberam o mesmo motor monocilíndrico que agora chega a 398,7 cm³ e rende 44,4 cv a 8.500 rpm. O torque é de 3,98 kgf.m a 7.000 rpm. O conjunto possui um novo cabeçote, software de injeção adaptado e transmissão de 6 marchas revista.

Embora o design permaneça semelhante, a ciclística foi revista. Há um novo quadro de treliça, com um amortecedor traseiro WP Apex montado no lado direito, ajustável para rebote e pré-carga. Os garfos são WP Apex de 43 mm ajustáveis em compressão e rebote.

A distância entre eixos também foi estendida para 1.357 mm (+15,5 mm) para maior estabilidade adicional e o ângulo de direção foi estendido de 65 graus para 66º, o que auxilia os modelos a serpentearem melhor pelo tráfego urbano.

A ergonomia foi revista graças a um novo subchassi que permitiu uma altura do assento mais baixa (de 835 mm para 820 mm) e a uma posição de pilotagem mais relaxada na Vitpilen, que anteriormente possuía semi guidões e agora vem com um guidão de barra tradicional.

Ambas vêm como rodas de liga de 17 polegadas, mas a Svartpilen, com sua proposta scrambler, está calçada em pneus Pirelli Scorpion Rally STR, de uso misto, enquanto a Vitpilen, um par de Michelin Power 6, bem mais esportivos. As pinças de freio são Bybre.

Os displays LCD circulares se foram para a chegada de um painel TFT retangular de vidro colado. Há três níveis de controle de tração, dois modos de pilotagem (Street e Rain), além de uma função Supermoto, que desativa o ABS em curvas Bosch na roda traseira para derrapagens controladas.

Na Europa, as novas Svartpilen 401 e Vitpilen 401 estarão disponíveis em fevereiro por cerca de 6.000 euros. No Brasil, a concessionária paulista Power Husky chegou a oferecer algumas unidades nos últimos anos, mas as informações atuais da empresa parecem desatualizadas.

Tags: Husqvarna Notícias Slider Svartpilen 401 Vitpilen

Post navigation

Previous Aprilia registra patente aerodinâmica para mais velocidade nas curvas
Next Anthony Gobert, o ‘The Go Show’ morre aos 48 anos

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.