A Husqvarna apresentou hoje (17) a sua linha de neoclássicas com uma reformulação radical. Os modelos Svartpilen 401 e Vitpilen 401 foram inteiramente revistos e ganharam a mesma motorização da nova KTM 390 Duke.
Desde que foi comprada pelo Pierer Mobility Group em 2014, a Husqvarna transformou-se em uma espécie de versão alternativa – e mais ousada – da KTM. Assim nasceram os conceitos Svartpilen (seta preta em sueco) e Vitpilen (seta branca), que rapidamente viraram modelos de produção.
Enquanto a Svartpilen brinca com o estilo scrambler, a Vitpilen traz um apelo café racer, com o design avant garde de ambas encobrindo a plataforma da KTM 390 Duke. A moto austríaca foi totalmente renovada para o modelo 2024, conforme apresentado no fim do ano passado.
Isso significa que ambas receberam o mesmo motor monocilíndrico que agora chega a 398,7 cm³ e rende 44,4 cv a 8.500 rpm. O torque é de 3,98 kgf.m a 7.000 rpm. O conjunto possui um novo cabeçote, software de injeção adaptado e transmissão de 6 marchas revista.
Embora o design permaneça semelhante, a ciclística foi revista. Há um novo quadro de treliça, com um amortecedor traseiro WP Apex montado no lado direito, ajustável para rebote e pré-carga. Os garfos são WP Apex de 43 mm ajustáveis em compressão e rebote.
A distância entre eixos também foi estendida para 1.357 mm (+15,5 mm) para maior estabilidade adicional e o ângulo de direção foi estendido de 65 graus para 66º, o que auxilia os modelos a serpentearem melhor pelo tráfego urbano.
A ergonomia foi revista graças a um novo subchassi que permitiu uma altura do assento mais baixa (de 835 mm para 820 mm) e a uma posição de pilotagem mais relaxada na Vitpilen, que anteriormente possuía semi guidões e agora vem com um guidão de barra tradicional.
Ambas vêm como rodas de liga de 17 polegadas, mas a Svartpilen, com sua proposta scrambler, está calçada em pneus Pirelli Scorpion Rally STR, de uso misto, enquanto a Vitpilen, um par de Michelin Power 6, bem mais esportivos. As pinças de freio são Bybre.
Os displays LCD circulares se foram para a chegada de um painel TFT retangular de vidro colado. Há três níveis de controle de tração, dois modos de pilotagem (Street e Rain), além de uma função Supermoto, que desativa o ABS em curvas Bosch na roda traseira para derrapagens controladas.
Na Europa, as novas Svartpilen 401 e Vitpilen 401 estarão disponíveis em fevereiro por cerca de 6.000 euros. No Brasil, a concessionária paulista Power Husky chegou a oferecer algumas unidades nos últimos anos, mas as informações atuais da empresa parecem desatualizadas.