A Husqvarna anunciou hoje (5) a chegada de um novo modelo, a Svartpilen 801, que compartilha a mesma motorização da KTM 790 Duke. A motocicleta será apresentada em 19 de março.
Svartpilen significa seta negra em sueco, o país de origem da Husqvarna. Hoje, a marca pertence ao Pierer Mobility Group, empresa que levantou as vendas da KTM, de uma pequena fabricante austríaca de motos off-road para um dos maiores players europeus do momento.
Apresentada como conceito em 2014, a Svartpilen é, na verdade, uma Scrambler com design neoclássico e faz par com a sua irmã Vitpilen (seta branca), uma Cafe Racer. De lá para cá, ambas já ganharam versões de 125cc, 250cc e 401cc.
Sendo parceira da KTM, a Svartpilen 801 deve herdar a mesma mecânica da 790 Duke, ou seja, motor de dois cilindros que desenvolve 105 cv a 9.000 rpm e 8.77 kgf.m a 8.000 giros. A suspensão também deve ser parecida, fornecida pela empresa WP, que também é do Pierer Group.
As diferenças, como nas demais Svartpilen, fica por conta da carroceria exclusiva, com um estilo que mistura elementos clássicos com modernos. A Husqvarna até já disponibilizou umas fotos e um vídeo de um protótipo para os fãs já irem se aquecendo. Confira abaixo.