A Husqvarna apresentou hoje (19) a Svartpilen 801, novo modelo da linha neo retrô da marca. Com o mesmo motor da KTM 790 Duke, a motocicleta promete mais desempenho com uma carroceria muito mais estilosa.
O motor LC8, de dois cilindros paralelos e 799 cm³ passou por um tempero exclusivo para equipar a Svartpilen 801. Originalmente rendendo 95 cv, o propulsor agora está atingindo 105 cv (77 kW) a 9.250 rpm e um máximo de 87 Nm a 8.000 rpm.
O chassi também é derivado da máquina austríaca, sendo uma estrutura tubular de cromo-molibdênio com um subchassi traseiro de alumínio fundido aparafusado, assim como a suspensão WP Apex, com 140 milímetros de curso na dianteira e 150 milímetros na traseira.
As maiores diferenças ficam mesmo por conta da carroceria, totalmente redesenhada que, embora seja inspirada na Svartpilen 401 já existente, claramente tentou se afastar um pouco da estética agressiva, oferecendo um design retrô mais sutil e elegante.
Embora seja vendida como uma scrambler, as rodas vem nas medidas 120/70-17 e 180/60-17 indicam claramente o uso preferido de estrada, ou seja, o asfalto plano. O peso pena de 181 kg e o tanque de combustível de apenas 14 litros também desencorajam aventuras longe da cidade.
A motocicleta herdou muitos recursos eletrônicos da KTM; ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação e um quickshifter bidirecional vêm de série, assim como o modo de condução “supermoto”, conectividade com o smartphone e acesso a navegação. O painel TFT tem 5 polegadas.
Nenhum preço foi anunciado, mas a Husqvarna é encarada como uma marca premium do grupo Pierer Mobilty AG, portanto deve ser superior ao da KTM 790 Duke, até porque sua produção é bem menor. A possibilidade dela vir ao Brasil é baixa, infelizmente.