A linha urbana da Husqvarna acaba de chegar ao Brasil, mas na Europa, a marca sueca já testa novidades que devem ser apresentadas nos próximos meses. É o caso da Svartpilen 701, versão mais brava da motocicleta de estilo Scrambler.
Até então, a Svartpilen só existe na versão com 400cc (a disponível no Brasil). Entretanto, no último Salão de Milão um conceito da 701 já havia sido exposto, indicando que o modelo seria lançado em definitivo no próximo ano.
O protótipo flagrado aqui pela revista alemã Motorrad é muito semelhante àquele conceito, mas já contendo espelhos retrovisores, piscas e suporte para a placa, indicativos claros de que suas linhas definitivas já foram traçadas. Curiosamente, o piloto de testes utilizava um macacão…da Ducati!
Visualmente, o que mais chama atenção na Svartpilen 701 é a rabeta bem curta, embora ainda contenha lugar para um garupa. Uma tampa lateral deixa a moto com ares de Flat Tracker. Por outro lado, ao contrário do conceito, um pequeno para-lama dianteiro foi adicionado.
Assim como a Vitpilen 701 (também disponível no Brasil), a Svartpilen 701 utiliza o mesmo motor da KTM Duke 690, ou seja, um monocilíndrico de 689 cm³ capaz de oferecer 76 cv a 8.000 rotações e um torque de 7,5 kgf.m a 6.500 rotações. Controle de tração, modos de pilotagem e ABS são de série, como na “firma-mãe”.
Seu lançamento não tem muito mistério e provavelmente ocorrerá no Salão de Colônia (Intermot) entre 3 e 7 de outubro, ou no mais badalado Salão de Milão (EICMA), entre 6 e 11 de novembro. Se a empreitada do “2W & Fernandes Group” der certo, talvez seja possível vê-la aqui no próximo ano.