Foi flagrado rodando em testes um protótipo da Husqvarna Svartpilen 401 que traz uma série de atualizações ao modelo comercializado internacionalmente desde 2018.
O flagra descoberto pelos britânicos do MCN revela que mudanças foram feitas no motor da KTM 390 Duke que equipa o modelo. É possível que tenha ocorrido um pequeno aumento na capacidade cúbica, talvez para compensar quaisquer perdas de potência de uma atualização para o Euro5 tenha ocasionado.
Também pode ser observado que o quadro de treliça tubular de aço é diferente, mais interessante visualmente que o anterior. O mesmo pode ser dito sobre o subchassi, que é aparente enquanto o anterior não era. O destaque fica ainda maior por estar pintado na cor branca, o que deve mudar na versão de produção.
O braço oscilante parece uma peça nova, de aparência mais leve e com semelhanças à modelos KTM. Também há uma nova pinça de freio, radial para melhorar a frenagem e um pequeno para-brisa, para desviar o vento e melhorar o conforto em altas velocidades. O incomum formato do tanque de combustível segue inalterado.
Até agora não houve nenhuma palavra oficial da Husqvarna sobre a chegada e o preço do novo modelo, mas dada a natureza inacabada desse protótipo, não parece que o veremos finalizado antes de 2022. Em termos de lançamento, a marca sueca está apostando, nesse momento, todas as suas fichas na Norden 901.